Artigos / ​Valdinei Félix de Macedo

17/04/2020 - 10:21

Como a crise econômica pode ser uma oportunidade de negócios

Bom, podemos ser específicos sobre esse assunto, mas antes de falarmos sobre oportunidades façamos uma breve análise sobre a situação que nos leva a mudar nossos comportamentos sobre muitos aspectos , seja ele no comércio, na nossa vida pessoal em higiene saúde e a mudança cultural que localmente teremos e mesmo sendo local cada canto do planeta terá que se adaptar ao novo cenário. Isso tudo é ruim? É claro que muitas vidas se perderam e ninguém queria viver esse momento mas o fato é o que está posto: A pandemia covid-19, uma tragédia mundial é real e dentro de muitas medidas preventivas de contágio para preservação da vida nós temos um mercado retraído, demissões em massa, dificuldade financeira e instabilidade entre investidores: esse cenário não parece nada atraente, não é mesmo? Mas, você se deu conta que crise e oportunidade de negócio podem ser sinônimos?  Li outro dia e adaptei a seguinte reflexão:

"A crise é a oportunidade para quem está em baixo, é a redistribuição das cartas para quem ainda quer jogar" se entenderes isso, muita coisa pode mudar, comportamentos e atidudes iguais te farão permanecer no mesmo lugar. Quer mudança? Experimente mudar suas ações.

O comércio de Cáceres começa a perceber que um novo tempo, uma nova era de empreendedorismo está chegando, nunca mais faremos da forma forma, nosso maior patrimônio que é o cliente precisa de muito cuidado, atenção, respeito e todo crédito por qualquer avanço que nossa empresa possa vir a ter.

O isolamento social é hoje uma necessidade de sobrevivência, mas o fato é que a sobrevivência das empresas está comprometida.

Estamos em um momento crítico sim. Mas o que VOCÊ vai fazer com esta realidade é uma decisão sua. Neste mesmo momento existem muitos empresários fazendo amostras, atualizando produtos, cuidando de suas mídias sociais, testando e implementando ideias, fazendo o que eles nunca tinham tempo antes. A desaceleração pode ser positiva.

Uma coisa é certa. Em breve as empresas voltarão a todo vapor! Com boas demandas em todas as áreas, com muitas  outras oportunidades.

nosso recado é: aproveite este tempo para colocar em pratica a “melhor versão” da sua empresa enquanto muitos empresários estão em pânico por conta da situação financeira e das incertezas deste momento.

O que vimos é que muitos estão sendo levados pelas avalanches de informações negativas de um caos instalado.

O que move a ACEC é a paixão que temos pelo sucesso das empresas e crescimento de nossa querida Cáceres. Conhecimento é sempre a base para mudança da realidade das pessoas e das empresas.

Isso porque esses períodos de instabilidade econômica podem ser a porta a grandes possibilidades para empresários com uma boa visão de negócio, capazes de entender as demandas do seu público e ainda de ter ideias criativas e inovadoras.

Quem observar mais e  entender sobre essa relação e descobrir como investir em período de crise, quando isso tudo passar estará a frente de quem começar depois, obvio. Sempre que temos crise ouvimos essa máxima que com crise se tem oportunidades e é disso que vamos tratar agora.

Segundo o site Boxloja  Que é um software de loja virtual ;
 
Por que empreender na crise?

Abrir um novo negócio em períodos de recessão parece loucura para você? Pois saiba que, com um pouco de coragem, criatividade e dedicação, é possível aproveitar os benefícios que esse momento também oferece ao empreendedor.

Veja algumas vantagens de empreender durante a crise:

Concorrência menor

Inegavelmente, períodos de crise fazem com que menos pessoas decidam investir e empreender (e, até mesmo, com que alguns negócios fechem as portas). Isso, obviamente, significa menor concorrência.

É sabido no meio que, para uma empresa nova se estabilizar e começar a dar retorno do valor investido inicialmente, são necessários entre 2 e 3 anos e meio. Com uma concorrência menor, você terá mais tempo para poder analisar e sentir o seu mercado.

Crises são cíclicas

Se você olhar para trás e estudar um pouco da história das crises mundiais, verá que a maioria delas é cíclica e com duração de 2 anos, em média. Ou seja, se o mercado está ruim agora, não significa que ele vá se manter dessa forma para sempre.

Quando a crise começar a passar e o seu setor voltar a se recuperar, você já estará com uma empresa sólida e conhecida, que aprendeu a “sobreviver” mesmo em períodos de baixa (e assim terá mais chances de expandir com a recuperação).

A crise gera novas demandas

Um fato comum de toda a crise é que as formas de consumo não param — elas apenas se reinventam. Isso é traduzido por produtos mais em conta, novos formatos de pagamento, marcas que surgem para determinadas parcelas da população e assim por diante.

Saber identificar esses setores e investir neles pode ser uma ótima oportunidade para quem deseja empreender em tempos de crise e fazer com que se lucre mesmo em um período não tão bom para a maioria dos negócios.

Os problemas se tornam mais aparentes

Outro ponto bastante interessante da crise é que ela expõe as características das empresas, principalmente aquelas não tão boas.

Isso significa que, para sobreviver nesse período, os negócios precisam otimizar seus processos e acabar com as falhas.

Se você for atento, verá surgir oportunidades que podem ser exploradas. Por exemplo, empresas com um atendimento ruim tendem a ter um retorno ainda mais negativo em períodos de baixa.

A partir da constatação desse problema, você poderá criar uma empresa no ramo, com foco em um ótimo atendimento ou até mesmo empreender prestando serviço de treinamento para melhorar o atendimento das empresas.

Crise e oportunidade de negócio: como empreender na recessão?

Agora que você já está convencido de que a crise pode, sim, ser uma ótima oportunidade de negócio, que tal algumas dicas para começar a empreender nesse período?

Analise o seu público-alvo

Se a sua intenção é abrir um novo negócio, antes de qualquer coisa, analise muito bem o comportamento e as necessidades do público que você deseja atingir.

Analisar a demanda é um ponto crucial no planejamento de qualquer empreendedor, mas em épocas de crise essa atitude é ainda mais importante.

Afinal, é a partir dela que você poderá notar as novas necessidades de consumo, ter ideias de produtos e serviços diferenciados, e até entender o que as pessoas valorizam nas empresas, dentro do seu setor, em épocas de recessão.

Pense em substituir ou criar novos produtos

Para quem já tem um negócio, a crise é uma época excelente para começar a otimizar seus processos e a “enxugar” a linha de produção.

Novamente, analise muito bem o seu público-alvo e entenda a nova dinâmica e as exigências do mercado.

Se você produz produtos de limpeza, por exemplo, pode ter notado que as embalagens menores passaram a ser menos procuradas. Talvez, investir em itens “tamanho família”, que contêm mais produto e são mais baratos, seja uma opção mais viável.

Não tenha medo também de retirar do seu portfólio aqueles produtos ou serviços que não têm tanta saída e que envolvem altos custos de produção, publicidade e afins.

Saber olhar criticamente para o seu próprio negócio e analisar os pontos em que se pode economizar ou modificar o processo é extremamente importante.

Compre empresas

Se você deseja empreender, uma ótima oportunidade pode ser a compra de empresas que estão sentindo o efeito da crise e fechando suas portas.

O bom dessa medida é que você poderá comprar uma marca conhecida no mercado, com clientes já estabelecidos, e por um valor bem menor do que em períodos de alta.

Afinal, muitos desses empresários estão colocando seus negócios à venda justamente para não irem à falência.
Se você souber reformular esses negócios para que eles se tornem mais adaptados à nova realidade da crise, essa poderá ser uma excelente oportunidade.

Adquira novas franquias

Para quem já é franqueado, a crise também permite uma possibilidade de expansão ao adquirir novas unidades que estão à beira da falência.

Quem não possui muita intimidade com a administração, pode aproveitar os períodos de bonança para abrir uma franquia. Todavia, quando a situação se torna menos oportuna, os problemas passam a ficar mais evidentes.

Se você já possui uma franquia com uma unidade lucrativa, é possível que a matriz lhe dê preferência no processo de compra.

Como saber se minha ideia é uma boa oportunidade de negócio?

Antes de tomar qualquer decisão, contudo, é preciso que você analise bem todas as variáveis, de modo a garantir que a sua ideia de negócio seja realmente interessante para o período de recessão. Veja algumas dicas:
  • analise muito bem o seu público-alvo e entenda o comportamento e as necessidades do seu futuro cliente;
  • estude se o produto ou serviço que você planeja inserir realmente atende às necessidades dessas pessoas e se ele é viável de ser produzido (financeiramente falando);
  • considere se o mercado que você pretende investir já está estruturado e se existe uma quantidade interessante de clientes;
  • estime o possível crescimento desse mercado para os próximos anos, entendendo a forma como ele cresce e as dinâmicas envolvidas também em períodos de expansão;
  • determine a lucratividade do seu negócio e o prazo de retorno do investimento, definindo os processos, planos de ação e estratégias de marketing a serem adotados.
 Bom recomeço a todos
​Valdinei Félix de Macedo

por ​Valdinei Félix de Macedo

Empresário ex-presidente e atual relações pública da Acec – gestão 2019/2020
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7 comentários

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  • por Marcia Praxedes - Consultoria Financeira, em 12.04.2023 às 19:09

    Estou em abril de 2023, quase 3 anos após a publicação do texto e posso afirmar que a escrita é verdadeira! Sempre trabalhei CLT e para ser sincera não tinha pretensão de empreender tão rapidamente. Porém sempre me organizei financeiramente, sabia exatamente o meu custo de vida e tinha metas de investimento e as cumpria mensalmente, até que a COVID chegou e pensei ser uma ótima oportunidade para desacelerar da vida corrida e aprender algo novo, afinal, decidi sair da pandemia com mais aprendizado concluído do que quando entrei. Em março comecei a ficar em casa, em abril comecei a dar consultoria na área de finanças, resultado "pós" pandemia? Hoje consigo trabalhar como autônoma nessa área, e tenho a certeza de que ainda tem muito a acontecer na minha carreira. Se prepare! Financeiramente, estratégicamente, emocionalmente, e com certeza a oportunidade pode "bater a sua porta"

  • por Erica Oliveira de Souza, em 04.07.2020 às 09:57

    Parabens Felix pelo artigo. É bem isso mesmo. As vezes qdo estamos em meio a uma crise não conseguimos enxergar o potencial q ela nos traz. Esse é o momento de inovarmos e nos reinventar para sairmos dessa crise mais fortes enquanto empresa e mais consciente enquanto empresários.

  • por valdinei felix de macedo, em 22.05.2020 às 18:23

    obrigado a todos pela participação no artigo, espero que essa leitura possa contribuir com a autoestima de todos nesse momento que jamais imaginaríamos viver.

  • por Gabriel Guimarães, em 17.04.2020 às 21:56

    Ótimo artigo, parabéns. Vejo que na cidade de Cáceres e na região em si, as pessoas ainda seguem muito os modelos de negócios tradicionais. Acredito que esse seja um momento para dar um passo atrás, se reinventar e adotar processos espelhados em grandes startups que estão surgindo todos os dias. Por experiência própria nesse tempo de quarentena pude botar em prática um modelo de negócios que me tirou o sono esta semana e hoje tive o primeiro cliente. Acredito que também vou poder agregar muito a essas pessoas que estiverem dispostas a se abirir para o novo bit.ly/howinfluence

  • por TATO GIRALDELLI, em 17.04.2020 às 17:14

    Parabéns ,,,,Felix Auto estima em primeiro lugar Bola pra frente .atrás vem gente e tem muita gente na nossa frente.

  • por Prof. Jânio Batista de Macedo, em 17.04.2020 às 15:21

    Parabéns Valdinei pelo excelente artigo num momento oportuno para que os moradores da bicentenária Cáceres possam ter através das suas considerações um olhar diferenciado nesse momento crítico que vivemos. Um estímulo para quem deseja repensar nas atividades comerciais ou empreender. Espero que continue com suas reflexões, mesmo por que o seu olhar sobre o comércio e o empreendedorismo é sem amarras conservadoras.

  • por Aline Coelho Dutra Farrath, em 17.04.2020 às 14:19

    Excelentes observações Félix. Realmente o Covid-19 tem desestruturado muitas pessoas emocionalmente e muitas Empresas economicamente, mas precisamos entender que apesar da vasta gama de adoecidos, se a economia adoece tb neste momento, como teremos meio de continuar quando a pandemia passar? Quantas pessoas dependem diretamente do comércio para sobreviver, colocar comida em casa e comprar remédios? Sem emprego haverá muitas outras doenças de cunho emocional, que podem ceifar mais vidas doq o Coronavírus, mais violência, assaltos à mão armada, assassinatos, tudo pq o desespero traz consequências devastadoras e pode aumentar sim o drama que já vivemos! As ideia de empreender nesse momento é genial, ainda mais se a demanda nos traz a possibilidade de inovar e nos reinventarmos! Parabéns pelo texto, minha cabeça já está pipocando com as novas oportunidades! ????????????

 
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