Bom, podemos ser específicos sobre esse assunto, mas antes de falarmos sobre oportunidades façamos uma breve análise sobre a situação que nos leva a mudar nossos comportamentos sobre muitos aspectos , seja ele no comércio, na nossa vida pessoal em higiene saúde e a mudança cultural que localmente teremos e mesmo sendo local cada canto do planeta terá que se adaptar ao novo cenário. Isso tudo é ruim? É claro que muitas vidas se perderam e ninguém queria viver esse momento mas o fato é o que está posto: A pandemia covid-19, uma tragédia mundial é real e dentro de muitas medidas preventivas de contágio para preservação da vida nós temos um mercado retraído, demissões em massa, dificuldade financeira e instabilidade entre investidores: esse cenário não parece nada atraente, não é mesmo? Mas, você se deu conta que crise e
oportunidade de negócio podem ser sinônimos? Li outro dia e adaptei a seguinte reflexão:
"A crise é a oportunidade para quem está em baixo, é a redistribuição das cartas para quem ainda quer jogar" se entenderes isso, muita coisa pode mudar, comportamentos e atidudes iguais te farão permanecer no mesmo lugar. Quer mudança? Experimente mudar suas ações.
O comércio de Cáceres começa a perceber que um novo tempo, uma nova era de empreendedorismo está chegando, nunca mais faremos da forma forma, nosso maior patrimônio que é o cliente precisa de muito cuidado, atenção, respeito e todo crédito por qualquer avanço que nossa empresa possa vir a ter.
O isolamento social é hoje uma necessidade de sobrevivência, mas o fato é que a sobrevivência das empresas está comprometida.
Estamos em um momento crítico sim. Mas o que VOCÊ vai fazer com esta realidade é uma decisão sua. Neste mesmo momento existem muitos empresários fazendo amostras, atualizando produtos, cuidando de suas mídias sociais, testando e implementando ideias, fazendo o que eles nunca tinham tempo antes. A desaceleração pode ser positiva.
Uma coisa é certa. Em breve as empresas voltarão a todo vapor! Com boas demandas em todas as áreas, com muitas outras oportunidades.
nosso recado é: aproveite este tempo para colocar em pratica a “melhor versão” da sua empresa enquanto muitos empresários estão em pânico por conta da situação financeira e das incertezas deste momento.
O que vimos é que muitos estão sendo levados pelas avalanches de informações negativas de um caos instalado.
O que move a ACEC é a paixão que temos pelo sucesso das empresas e crescimento de nossa querida Cáceres. Conhecimento é sempre a base para mudança da realidade das pessoas e das empresas.
Isso porque esses períodos de instabilidade econômica podem ser a porta a grandes possibilidades para empresários com uma
boa visão de negócio, capazes de entender as demandas do seu público e ainda de ter ideias criativas e inovadoras.
Quem observar mais e entender sobre essa relação e descobrir como investir em período de crise, quando isso tudo passar estará a frente de quem começar depois, obvio. Sempre que temos crise ouvimos essa máxima que com crise se tem oportunidades e é disso que vamos tratar agora.
Segundo o site Boxloja Que é um software de loja virtual ;
Por que empreender na crise?
Abrir um novo negócio em períodos de recessão parece loucura para você? Pois saiba que, com um pouco de coragem, criatividade e dedicação, é possível aproveitar os benefícios que esse momento também oferece ao
empreendedor.
Veja algumas vantagens de
empreender durante a crise:
Concorrência menor
Inegavelmente, períodos de crise fazem com que menos pessoas decidam investir e empreender (e, até mesmo, com que alguns negócios fechem as portas). Isso, obviamente, significa menor concorrência.
É sabido no meio que, para uma empresa nova se estabilizar e começar a dar retorno do valor investido inicialmente, são necessários entre 2 e 3 anos e meio. Com uma concorrência menor, você terá mais tempo para poder analisar e sentir o seu mercado.
Crises são cíclicas
Se você olhar para trás e estudar um pouco da história das crises mundiais, verá que a maioria delas é cíclica e com duração de 2 anos, em média. Ou seja, se o mercado está ruim agora, não significa que ele vá se manter dessa forma para sempre.
Quando a crise começar a passar e o seu setor voltar a se recuperar, você já estará com uma empresa sólida e conhecida, que aprendeu a “sobreviver” mesmo em períodos de baixa (e assim terá mais chances de expandir com a recuperação).
A crise gera novas demandas
Um fato comum de toda a crise é que as formas de consumo não param — elas apenas se reinventam. Isso é traduzido por produtos mais em conta, novos formatos de pagamento, marcas que surgem para determinadas parcelas da população e assim por diante.
Saber identificar esses setores e investir neles pode ser uma ótima oportunidade para quem deseja empreender em tempos de crise e fazer com que se lucre mesmo em um período não tão bom para a maioria dos negócios.
Os problemas se tornam mais aparentes
Outro ponto bastante interessante da crise é que ela expõe as características das empresas, principalmente aquelas não tão boas.
Isso significa que, para sobreviver nesse período, os negócios precisam otimizar seus processos e acabar com as falhas.
Se você for atento, verá surgir oportunidades que podem ser exploradas. Por exemplo, empresas com um atendimento ruim tendem a ter um retorno ainda mais negativo em períodos de baixa.
A partir da constatação desse problema, você poderá criar uma empresa no ramo, com foco em um ótimo atendimento ou até mesmo empreender prestando serviço de treinamento para melhorar o atendimento das empresas.
Crise e oportunidade de negócio: como empreender na recessão?
Agora que você já está convencido de que a crise pode, sim, ser uma ótima oportunidade de negócio, que tal algumas dicas para começar a empreender nesse período?
Analise o seu público-alvo
Se a sua intenção é abrir um novo negócio, antes de qualquer coisa, analise muito bem o comportamento e as necessidades do público que você deseja atingir.
Analisar a demanda é um ponto crucial no planejamento de qualquer empreendedor, mas em épocas de crise essa atitude é ainda mais importante.
Afinal, é a partir dela que você poderá notar as novas necessidades de consumo, ter ideias de produtos e serviços diferenciados, e até entender o que as pessoas valorizam nas empresas, dentro do seu setor, em épocas de recessão.
Pense em substituir ou criar novos produtos
Para quem já tem um negócio, a crise é uma época excelente para começar a otimizar seus processos e a “enxugar” a linha de produção.
Novamente, analise muito bem o seu público-alvo e entenda a nova dinâmica e as exigências do mercado.
Se você produz produtos de limpeza, por exemplo, pode ter notado que as embalagens menores passaram a ser menos procuradas. Talvez, investir em itens “tamanho família”, que contêm mais produto e são mais baratos, seja uma opção mais viável.
Não tenha medo também de retirar do seu portfólio aqueles produtos ou serviços que não têm tanta saída e que envolvem altos custos de produção, publicidade e afins.
Saber olhar criticamente para o seu próprio negócio e analisar os pontos em que se pode economizar ou modificar o processo é extremamente importante.
Compre empresas
Se você deseja empreender, uma ótima oportunidade pode ser a compra de empresas que estão sentindo o efeito da crise e fechando suas portas.
O bom dessa medida é que você poderá comprar uma marca conhecida no mercado, com
clientes já estabelecidos, e por um valor bem menor do que em períodos de alta.
Afinal, muitos desses empresários estão colocando seus negócios à venda justamente para não irem à falência.
Se você souber reformular esses negócios para que eles se tornem mais adaptados à nova realidade da crise, essa poderá ser uma excelente oportunidade.
Adquira novas franquias
Para quem já é franqueado, a crise também permite uma possibilidade de expansão ao adquirir novas unidades que estão à beira da falência.
Quem não possui muita intimidade com a administração, pode aproveitar os períodos de bonança para abrir uma franquia. Todavia, quando a situação se torna menos oportuna, os problemas passam a ficar mais evidentes.
Se você já possui uma franquia com uma unidade lucrativa, é possível que a matriz lhe dê preferência no processo de compra.
Como saber se minha ideia é uma boa oportunidade de negócio?
Antes de tomar qualquer decisão, contudo, é preciso que você analise bem todas as variáveis, de modo a garantir que a sua ideia de negócio seja realmente interessante para o período de recessão. Veja algumas dicas: