Artigos / Wilson Fuá

23/03/2020 - 07:50

COVID-19 e o momento da reflexão

                 Tudo que veem acontecendo com as nossas vidas tem sua razão de ser, e nem tudo vem do jeito que almejamos, e agora estamos num enfrentamento contra um inimigo microscópico, o coronavírus (COVID-19) que chegou com tudo e está deixando um rastro de morte por toda parte do mundo, e segue espalhando pânico e tristeza por onde passa.

            Esse vírus que não escolhe classe social, nem raça e nem lado político e nem religião, todos nós somos passíveis de sermos  contaminados, mas cabe a cada um de nós  precavermos ao máximo que puder,  seguir as orientações e fugir dos lugares tomados por pessoas.

            Quem  iria pensar que uma microscópica figura poderia parar o mundo, mas é um momento de muita reflexão, os Presidentes das grandes nações se curvaram diante do poderio invisível e que vem matando sem dó, e por isso, o minúsculo vírus tornou-se o mais temido inimigo, pois a multiplicação do seu exército invisível vão se espalhando por todo o mundo, e sem arma para enfrentá-los, a orientação dos grandes líderes é fugir da contaminação, esconder e refugiar, e usar o medo para não perder a vida, tendo como uma única saída:  a “quarentena” para não se contaminar e não reproduzir a contaminação.   
                  
           A melhor forma em as ações positivas é transforma a sua casa no melhor refúgio e viver em forma de  “quarentena”, e que, é possível perdurar por  três ou quatro meses, visto que o grosso da contaminação ainda está por vir, e ao analisarmos a situação do nosso país,  veremos que o nossos sistema de saúde pública está entre as piores do mundo, pois constatamos que o nosso país nunca planejou e se dispôs  a aplicar grandes investimentos para o sistema de saúde pública.

           E, assim fomos assistindo a grande novela da saúde pública no país, e   entra governo e sai governo, nada foi planejado, porque só os carentes dependiam do SUS, e nas filas dos hospitais públicos os cidadãos brasileiros eram tratados como pessoas de 2ª categoria, e os governos preferiam construir estádios e praças pra colocar nomes de políticos, mas agora a realidade  é “salve como puder”, porque esse vírus vem deixando rastro de mortes para traz, e obrigatoriamente fará com que esses políticos possam repensar, porque agora todos estão no mesmo barco, e só tem uma saída, fugir da morte através da quarentena.

       Vejam que nos dias normais, o país não tinha capacidade de receber os doentes que procuravam a rede pública, e agora o colapso já está instalado, o país não tem e não terá em curto prazo, capacidade para disponibilizar  30 ou 100 mil UTIs para receber os milhares de contaminados que estarão em busca de internação, não dispõem de medicamentos e de respiradores, por isso,  todos nós temos que preparar para enfrentar dias difíceis, porque a crise da contaminação já chegou e morrerão milhares de brasileiros, pois nações muito mais ricas que a nossa, estão enterrando os seus mortos e demonstrando-se impotentes diante do poderio do coronavírus (COVID-19).

         Agora é hora de solidariedade e de união, a política e os enfrentamentos de ódio polarizado, devem ficar para quando chegar à próxima eleição, pois o mais importante neste momento, é promover a união de todos e a orar para aproximarmos através da fé em CRISTO e que,  cada um se solidarize na forma de amor ao próximo.
        
Muitas pessoas irão morrer, pois nação nenhuma  está preparada para enfrentar coronavírus (COVID-19), esse minúsculo inimigo não perdoa e não escolhe o lado político ou pessoa importante para matar, esse vírus veio juntamente para que possamos repensar as atitudes e para mudar os comportamentos sociais.
  
Wilson Fuá

por Wilson Fuá

É Especialista em Recursos Humanos e Relações Políticas e Sociais
wilsonfua@gmail.com
+ artigos

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Cidadão, em 23.03.2020 às 11:28

    Pq num faz uma publicação sobre o órgon que cobra e não faz nada? Vai lá na Prefeitura, tire foto dos setores lotados de funcionários e alguns gripados. Prefeito so ve lucro, dinheiro

 
Sitevip Internet