Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

10/10/2014 - 12:17

Petrobras, mensalões, metrôs...

            A população assiste, assustada, as confissões-delações do ex-diretor da Petrobras e do doleiro preso, que revelam detalhes do funcionamento da quadrilha político-partidária que desviou milhões da estatal petrolífera. A corrupção é escancarada, assim como os corruptos. Pior é que essa dinheirama foi entregue aos partidos políticos que, pela natureza e por finalidade, deveriam ser instituições acima de qualquer suspeita e só ter em seus quadros gente reconhecidamente honesta, em condições de assumir posições da mais alta responsabilidade na vida nacional.

            O mar de lama está lançado a céu aberto. Hoje já sabemos que os partidos políticos e seus membros utilizam o dinheiro sujo da corrupção. É preciso apurar séria e detalhadamente como ocorreu a sangria da Petrobras, quais as atividades exercidas por seus dirigentes, que influência tiveram os partidos políticos, as empresas e todos os participantes desse malfadado esquema. É importante se conhecer, principalmente, a identidade do mandante pois, se não houver mandante, aí sim, tudo estará perdido, pois sem o controle e fiscalização política e judiciária, o caos estaria instalado, com cada um roubando o que quer do Brasil, numa bandalheira institucionalizada Apurada a participação, cada um deles, na medida do seu envolvimento, tem de ser enquadrado e processado para, na medida do possível, se fazer a devolução daquilo que foi pilhado da empresa, sem prejuízo das sanções penais que couberem a cada caso. Talvez seja necessário a ampliar o número de vagas nas cadeias.

            O Judiciário que, apesar das manobras protelatórias, colocou na prisão os operadores do mensalão petista, precisa fazer o mesmo com os do mensalão mineiro e não pode deixar passar impunes os saqueadores da Petrobras, que agora começam a ficar explícitos. Da mesma forma, não devem restar ilesos os participantes do cartel do trem paulista e de todos os demais escândalos de corrupção e malversação do dinheiro público que forem surgindo.

            De outra parte, precisamos urgentemente encontrar uma fórmula consistente de custeio dos partidos e das campanhas eleitorais, que não podem continuar se mantendo através do saque, do caixa dois e do dinheiro sujo. Também é preciso encontrar meios mais seguros de administração pública, que livrem os governos e principalmente as empresas estatais daqueles que, via acordo político, são guindados aos postos com a nefasta tarefa de saquear. Sem essas providências, jamais seremos, um dia, um país sério.
            Em tempo: que nada disso seja confundido com campanha eleitoral. Tudo tem de ser tratado como caso de polícia e de justiça, e precisa chegar a uma conclusão...
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet