Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

05/01/2015 - 13:15

TSE fecha o álibi dos corruptos

            A resolução do Tribunal Superior Eleitoral, que manda os partidos políticos  manterem contas bancárias com a identificação de seus doadores e demais fontes de recursos e estabelece a obrigação de apresentar extrato mensal, parece-nos, mercê de sua seriedade, o começo da solução para a grande farsa até hoje usada pelos ladrões do dinheiro público que, descaradamente, dizem roubar para custear campanhas. A proibição das doações ocultas é um grande avanço, pois retira do circuito as empreiteiras, os lobistas e outros interessados em obter obras públicas superfaturadas, como se tem visto nos escândalos político-financeiros descobertos nos últimos tempos. Acaba com o álibi de políticos e gestores corruptos, deixando claro que se desviarem é para por no próprio bolso. 

            Considerando-se que os parlamentares ganham salários e estrutura compatíveis para o exercício do mandato, no momento em que se estabelece a transparência no processo eleitoral, restará claro que qualquer dinheiro que venham a receber fora disso será indevido e fruto de pura corrupção ou ganância.
            
Da mesma forma que o fisco age sobre empresas e cidadãos, todos os membros do governo e do meio político também precisam ser permanentemente verificados pois, enquanto cidadãos, são sujeitos à mesma legislação fiscal comum a todos os brasileiros. Há que se fechar o certo sobre a movimentação financeira e a evolução patrimonial de todos pois, dessa forma, se evitará que o dinheiro público, arrecadado com a finalidade de sustentar o governo e os serviços deste para a população, seja carreado para promover o conforto de poucos, acarretando o sofrimento a muitos. Os recursos tecnológicos hoje disponíveis permitem esse acompanhamento e o encaminhamento à justiça de todas as inconformidades para que sejam apuradas e reparadas.

            As apurações da Operação Lava-Jato, do cartel do trem e outros escândalos que vêm emporcalhando a política nacional, prometem lances graves para os próximos meses. É preciso que todos os envolvidos – corruptores, corrompidos e lenientes – sejam identificados, processados e recebam a devida punição por sua ação ou omissão. Essa deve ser uma certeza em relação a todos aqueles que meteram a mão no dinheiro público. Com a transparência agora estabelecida pelo TSE, eles não poderão mais dizer que desviaram para campanha...
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por MANOEL LINO DE AVILA NETO, em 07.01.2015 às 21:25

    KKKKKKKK. VCS ACREDITAM? AKI EM NOSSO BRASIL POLÍTICO CORRUPTO SEMPRE EXISTIU E VAI CONTINUAR EXISTINDO, COM ESSAS LEIS FROUXAS, JUSTIÇA DE FAZ DE CONTA, EU DUVIDO QUE ALGUÉM SERÁ PUNIDO. MAS PUNIDO MESMO, PQ OS MENSALEIROS SÓ TIRARAM UMAS FÉRIAS EM HOTEL DE 7 ESTRELA.

 
Sitevip Internet