Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

31/12/2014 - 13:13

A reeleição como retrocesso

            Primeiro de janeiro é dia de posse em Brasília e nas capitais estaduais. Mas, como temos a reeleição para cargos executivos, a presidente da República e os governadores de 11 estados serão os mesmos. Apesar de todo o movimento e da gastança das festas, tudo continuará na mesma, ou poderá até piorar, se providências eficazes não forem tomadas. Toda vez que assume um novo governo, há a inevitável esperança de mudanças em benefício do povo. Talvez seja resultado do proselitismo das eleições, onde os candidatos prometem tudo, até aquilo que sabem não poder cumprir.

            A reeleição de presidente, governador e prefeito é um controverso elemento do quadro político-administrativo brasileiro. Instituída em 1997, para atender aos apetites de poder do governante da época, perenizou-se e já beneficiou três presidentes, inúmeros governadores e muitos prefeitos. Ao mesmo tempo em que favorece os titulares do poder, demonstra a fraqueza dos partidos e instituições e, até, o desinteressedo povo pelo processo.

            No primeiro mandato, o governante, em vez de dedicar todo seu esforço à administração pública, perde parte dele na construção da reeleição. Invariavelmente, a máquina pública e a exposição natural do titular lhe dá vantagens sobre os adversários, e a reeleição acontece. É regra praticamente geral que o segundo mandato, quando não há mais o ânimo da reeleemosição, seja mais “fraco” que o primeiro. E com tudo isso, quem perde é a administração pública, que deixa de contar com novas ideais e metas.

            Vivemos hoje uma incômoda posse. O país, sacudido pelos escândalos de corrupção e com a economia em crise, clama por mudanças. O ambiente político-governamental é tenso e as praticas inchaço da máquina, clientelismo e loteamento de ministérios, secretarias e benesses é uma constante. Precisamos, urgentemente, da reforma política que, minimamente, garanta o saudável princípio da alternância no poder. Reeleição, independente de quem sejam os reeleitos, é puro retrocesso...
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet