Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

22/12/2014 - 16:50

O alerta do comandante-geral

            Depois de uma série de declarações polêmicas, entre as quais a de que a polícia estaria “enxugando gelo” pois sua ação se torna ineficaz diante do quadro geral de impunidade, o cel. Benedito Roberto Meira, com a alta responsabilidade de comandante-geral da PM paulista, coloca agora o dedo na ferida da segurança pública de São Paulo. São problemas que a tropa sob seu comando conhece e reclama todos os dias e o governo faz questão de ignorar. O principal deles, sem dúvida, está na falta de controle efetivo das prisões, nas últimas décadas transformadas em “escritórios” do crime organizado, pois de lá se planeja e ordena crimes, com a facilidade do telefone celular não bloqueado. Cita a chegada das drogas, que entram pelas fronteiras desguarnecidas e não têm o necessário combate até sua chegada aos consumidores, pois faltam meios e métodos às forças de repressão.
           
 Inúmeras vezes, nós das associações representativas da classe, alertamos para a falta de efetivo. Agora o comandante declina que faltam 5 mil policiais militares para compor a tropa, pois entre 2007 e 2010 o Estado, para economizar, não fez os concursos de admissão daqueles que se aposentam, saem da polícia ou morrem. Também lembra a quebra da paridade entre os salários da polícia civil e da militar, como fator de desestimulo aos militares. Fala do injusto orçamento de custeio que destina insuficientes R$ 505 milhões à Polícia Civil, que reúne 30 mil policiais, e só R$ 720 milhões para a Policia Militar, três vezes maior, com 90 mil integrantes. 

            A fala do comandante – que está no posto há dois anos e antes disso foi chefe da Casa Militar do governo estadual – não constitui novidade para o meio, mas é um alerta às autoridades quanto à necessidade de mudanças. Que a segurança pública não pode ser apenas instrumento de discursos de campanha e depois receber prioridade inferior a outras obrigações estatais. A necessidade de revisar o sistema e conseguir a integração de forças entre as polícias, que hoje só existe na cúpula e no discurso oficial. E, principalmente, a prática de uma política salarial que não seja excludente, não promova a cisão entre as classes policiais e, nem de longe, penalize o policial, obrigando-o a fazer “bico” para conseguir pagar suas contas. É preciso reconhecer que o policial é um ser humano, que precisa observar seu período de descanso e convivência familiar para poder voltar na próxima jornada em boas condições para o trabalho. Sem essa recuperação física do pessoal, a crise da polícia só tende a se agravar.

            Quando o pronunciamento vem de alguém que, alem de sua vivência e responsabilidades na corporação, tem assento no governo, a única coisa que a classe pode esperar é que esse governo passe a reconhecer e resolver os problemas da classe e da sociedade. Não dá mais para empurrar com a barriga...  
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet