Artigos / Padre Jair Fante

18/12/2014 - 12:42

Viva o Natal

“Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um salvador, que é o Cristo Senhor.”
 
É com esta saudação que o anjo de Deus acalma os assustados pastores nas proximidades da gruta de Belém.
 
Natal sem Jesus não existe. Natal sem envolvimento da pessoa também não, porque Natal é o encontro entre os dois personagens principais que fazem a história acontecer: Deus e ser humano.
Deus está para o ser humano e vice versa assim como a dobradiça está para a porta.
 
Quando estes dois personagens se encontram dá-se o mesmo efeito produzido nos pastores de Belém: “cantavam louvores a Deus dizendo: glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por Ele amados”. (Lc 2, 14).
 
Natal, portanto, é colocar o nosso coração no compasso do coração de Deus. Isto só é possível quando entramos em sintonia com o amor de Deus.
 
O silêncio e a reflexão cuidadosa são os caminhos mais curtos nesta abençoada aventura.
 
O Papa Francisco, em sua mensagem de Natal, destaca o ser humano como elemento relacional e o coloca como referência para os acontecimentos natalinos. Ele assim se expressa:
 
“Natal é você, quando se dispõe, todos os dias, a renascer e deixar que Deus entre em sua vida... Você é a decoração do Natal quando suas virtudes são cores que enfeitam sua vida. Você é o sino do Natal, quando chama, congrega e reúne as pessoas. A luz do Natal é você, quando, com uma vida de bondade, paciência, alegria e generosidade consegue ser luz a iluminar o caminho dos outros...”
 
Vemos, assim, que Natal não é magia, não é fantasia e muito menos o barulho desconfortante das propagandas de compra e venda.
 
Nos dias atuais, onde se prima pela aparência e busca da felicidade a todo preço, o Natal é uma convocação à mudança de postura, a repensar nossas velhas estruturas de pensamento e de atitudes.
 
Um chamado a tornar-se presente para os outros assim como Jesus o foi e é para toda a humanidade.
 
Não é por menos que o Papa Francisco conclui sua mensagem com as sábias palavras:
 
“O presente de Natal é você quando consegue comportar-se como verdadeiro amigo e irmão de qualquer ser humano. O cartão de Natal é você, quando a bondade está escrita no gesto de amor de suas mãos...
 
A ceia de Natal é você, quando sacia de pão e esperança qualquer necessitado ao seu lado.
 
Você é a noite de Natal, quando consciente, humilde, longe dos ruídos e de grandes celebrações, em silêncio recebe o Salvador do Mundo”.
 
Na verdade, o melhor e verdadeiro Natal é aquele que nasce de dentro de nós.
 
Aparece no silêncio do nosso coração, se direciona ao nosso entorno e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.
 
Este Natal não é “luta por felicidade”, não depende dos pacotes de viagens e nem do poder aquisitivo das pessoas.
 
Depende, sim, de cadenciar os nossos passos com os passos daquele que é o caminho, a verdade e a vida: Jesus Cristo, o filho de Deus.
 
         Desejo a todos os nossos leitores um Abençoado e Santo Natal.
Padre Jair Fante

por Padre Jair Fante

é Coordenador da Pastoral da Diocese de São Luiz, com sede em Cáceres-MT
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet