Artigos / Phelipe Auerswald do Amaral

24/07/2018 - 09:23

Uso inadequado de suplementos alimentares

Atualmente o consumo de suplementos alimentares estão em alta, e cada vez mais consumidos por praticantes de atividades físicas de inúmeras modalidades, o que muitos não sabem é que para que esse suplemento desempenhe a função desejada é necessário que se faça um manejo na alimentação de forma geral, caso contrário alguns suplementos podem trazer prejuízos a saúde ou ser inutilizado pelo organismo.

De acordo com pesquisa realizada pela Abiad (Associação Brasileira da Industria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), 54% das casas têm, pelo menos um consumidor de suplemento vitamínico ou mineral. A mesma pesquisa ressalta que 76% das pessoas entrevistas não seguem uma dieta adequada acompanhada por um profissional habilitado e capacitado. Portando os riscos são ainda maiores de realizar a suplementação de qualquer nutriente de forma equivocada.

Além do aumento de doenças cardiovasculares, o excesso de vitaminas e nutrientes no organismo leva a outras formas de intoxicação, como por exemplo, estudos mostram que a vitamina E, se consumida em grandes quantidades, leva ao aumento do risco de derrame. O betacaroteno presente na cenoura por exemplo, apesar de ser fundamental para saúde cardiovascular, se consumido em exagero aumenta a incidência do câncer de pulmão. O excesso no consumo de proteínas associado com problemas já existentes nos rins e o baixo consumo de água aumenta complicações nos rins.

"A suplementação seja de proteína, vitaminas e minerais deve ser prescrito por um nutricionista, pois esse profissional é o único que conhece a relação dos alimentos/nutrientes e o corpo humano diferente de outros profissionais, mesmo que da área da saúde, não possuem esse conhecimento aprofundado, apesar de algumas suplementações não tragam prejuízos a saúde podem levar a prejuízo no bolso pois na maioria das vezes são utilizadas de forma desnecessárias e muitos são placebos não apresentam resultados comprovados cientificamente", alerta o nutricionista Phelipe Auerswald do Amaral.

O principal é levar em conta a individualidade de cada um, cada pessoa tem um individualidade fisiológica e bioquímica, por sermos únicos não podemos ser suplementados e alimentados iguais.
Phelipe Auerswald do Amaral

por Phelipe Auerswald do Amaral

É nutricionista, especialista em Nutrição Clinica e Metabolismo Esportivo e Coordenador do Curso de Nutrição da Faculdade do Pantanal
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet