Artigos / Allyne Lima

13/07/2018 - 09:32

ENEM 2018: Você está preparado?

Se a prova fosse amanhã, quantos alunos estariam satisfeitos com o tempo dedicado aos estudos?

Estudantes do Brasil inteiro se preparam para o Exame nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018. Isso ocorre devido ao fato de ser a principal forma de ingresso nas Universidades Públicas de Ensino e ainda, pela possibilidade de bolsas, descontos e facilidades em financiamento nas Instituições Privadas.

A prova, que será aplicada em duas etapas, comtempla as seguintes áreas: Linguagens, Ciências Humanas e Redação no primeiro dia, Ciências da Natureza e Matemática no segundo dia. O peso da nota em cada área depende do curso e da Universidade pretendida, porém a Redação e a Matemática precisam de atenção especial, tanto pela complexidade, quanto pelas modificações que o Ministério da Educação (MEC) vem desenvolvendo nos últimos anos, visto que desde 2017 houve alteração da banca e critérios de correção da Redação, além disso o MEC já anunciou no primeiro semestre de 2018 necessidade de interpretação mais precisa para contemplar a área de Linguagens.

Redação e Matemática são as áreas que concentram uma pontuação máxima de 1.000 pontos, portanto, o aluno que se dedica de maneira correta aos estudos dessas áreas possui grandes chances de elevar sua nota, garantir uma vaga na Universidade e consequentemente ingressar no Curso que almeja.

Percebe-se que a cada ano essa prova exige mais dos aluno, o que requer atenção e planejamento de estudos, os que deixam para última hora, ou que confiam apenas na sorte, possuem chances remotas de alcançar uma nota adequada para um curso mais concorrido.

Já os candidatos que se preparam e investem em tempo e qualidade de ensino com profissionais adequados terão sucesso, pois como disse José de Alencar “ O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.”
Allyne Lima

por Allyne Lima

É professora de Redação e facilitadora em Constelação Familiar
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet