Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

17/12/2014 - 13:27

Os desafios da Petrobras

            A Petrobras, nossa maior estatal que, infelizmente, vem frequentando a página policial, é motivo de preocupação para todos os brasileiros. Não pelo simples desfecho dos escândalos em apuração, tarefa muito bem conduzida pela polícia e justiça, mas principalmente pela preocupante conjuntura internacional do petróleo, cujo preço do barril (equivalente a 159 litros) caiu para menos de 60 dólares.

Os planos de investimento e estruturação no pré-sal e em outras fontes da empresa levavam em consideração o barril do óleo oscilando ao redor de 100 dólares, como  ocorria desde o final de 2009. Como consequência da queda das cotações, os investimentos programados poderão gerar, na prospecção própria, um petróleo mais caro do que o encontrado no mercado.

            Até agosto ou setembro últimos, dizia-se que a Petrobras vendia gasolina aos consumidores brasileiros a preços inferiores aos que pagava no mercado internacional. Essa conversa acabou pois, de maio até agora, o barril de petróleo foi desvalorizado em aproximadamente 40%. Se fosse num país de economia estável, os combustíveis teriam baixado de preço na bomba de abastecimento.

Mas, infelizmente, isso aqui não ocorre porque a estatal é usada politicamente, um combustível subsidia outro de maior interesse social, custeia pesquisa e prospecção e, como foi recentemente comprovado, ainda há a agravante do desvio de recursos para a corrupção.

            Apesar de todos os problemas, a petrolífera é um grande empreendimento do povo brasileiro. Sua criação, no começo da década de 50, foi resposta a uma grande aspiração nacional. Agora, no entanto, está carecendo de modernização de propostas e matriz de trabalho. Precisa desvencilhar-se do noticiário policial se voltar mais ao seu objetivo fundamental de suprir o mercado energético nacional, sem servir de instrumento de política governamental ou contenção inflacionária e muito menos de sustentação partidária. Se cumprir a estratégica tarefa de abastecer a frota nacional, terá atendido integralmente sua finalidade.

Há que se compreender que, mercê dos escândalos, a atual diretoria, independente de ter ou não ter culpa pelos malfeitos, já não reúne a necessária credibilidade para desempenhar a grande tarefa, e precisa ser substituída.
            
A queda do preço do petróleo é um sensível componente da economia mundial. Importante compreendê-la e dela tirar proveito. Se for mais barato, devemos consumir o óleo importado e guardar o nosso para épocas de escassez. Para isso, temos de continuar investindo em prospecção para tê-lo disponível quando houver necessidade.

Do petróleo também depende o álcool combustível que, para ser viável, não pode custar mais que 70% da gasolina. O Brasil, sem dúvida, carece salvar a Petrobras e rediscutir a matriz energética nacional...
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet