Artigos / Juliana Giraldini

02/07/2018 - 12:52

Veneno!

Existe algo muito mais grave acontecendo no Brasil. Que na minha opinião é pior do que a tal manobra do STF: a aprovação do Projeto de Lei 6299/2002 – mais conhecido como PL do Veneno.

Se você não deu uma boa olhada sobre o que se trata, ou algum post passou batido nas Redes Sociais, vou explicar em breves linhas.

O Projeto de Lei atualiza a Lei dos Agrotóxicos, criada em 1989. As alterações, propostas pelo atual ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, propõe a mudança do termo "agrotóxico" para "defensivo fitossanitário" (o que é aquele recurso de marketing basicão pra abrandar a gravidade da coisa). Não é só o nome que vai mudar amiguinhos, a proposta direciona o registro desses agrotóxicos para o Ministério da Agricultura e tira do Ibama e da Anvisa o controle desses produtos.

O que esse projeto faz é desmontar o sistema que regula o uso de agrotóxicos no Brasil. Este PL representa uma série de medidas que buscam flexibilizar e reduzir custos para o setor produtivo, negligenciando os impactos para a saúde e o meio ambiente.

“Ah, Ju! Mas o que isso vai influenciar na minha vida?”

Bom, talvez você ache que não tem nada a ver com isso, afinal de contas você vai na feirinha e compra seus legumes e verduras, lava eles super bem, deixa de molho no vinagre, e tá tudo certo...e aí você será uma pessoa saudável. Engano seu.

Pesticidas não ficam só na casca dos alimentos. Então aquele seu suquinho de caixinha que foi feito com uma fruta X, também tem veneno. O iogurte que tem a fruta Y também tem, o trigo da bolacha, do macarrão, da pizza, também tem. O molho de tomate também. O óleo de soja, canola, girassol, também. A carne também tem, porque a ração que o boi come é feita de soja, milho, o leite também, vaquinhas também comem ração... O arroz e feijão, também tem. A ervilha, lentilha, grão de bico, milho da pipoca, também...Da paçoquinha ao cafézinho...
Então o problema vai atingir você, seus pais, seus filhos, seus amigos, seus pets, quer você queira ou não.
E caso você ainda pergunte: “Ah, mas esses negócios fazem mal mesmo, Ju?”

Entrei no site da Anvisa e lá eles listam os tais venenos que serão liberados. (e caso você não saiba, a Anvisa proibiu esses venenos há décadas, por isso o Projeto de Lei tira a regulação dela, sacou?)

• Endossulfam: considerado altamente tóxico, é banido em mais de 60 países. Causa problemas no sistema endócrino e no sistema reprodutivo. É utilizado no cultivo do algodão, cacau, café, cana-de-açúcar e soja, e também nos pepinos, beterrabas e pimentões.

• Cihexatina: utilizado como pesticida na citricultura (laranjinhas), o produto também é aplicado nas culturas de maçã, morango, pêssego, café e berinjela. Causa má formação fetal, principalmente hidrocefalia.

• Tricloform: tóxica para genes, para o sistema neurológico e para o sistema imune. Danos neurológicos em humanos maiores do que demonstrado em animais. Utilizado no algodão, feijão, abacaxi, alface, abóbora, amendoim, arroz, banana, brócolis, couve-flor, figo, goiaba, maçã, manga, melancia, melão, tomate, trigo, pepino, pimentão e repolho.

• Monocrotofós: tóxico para pássaros e humanos. Causa o diabetes e danos no tecido cardíaco. Utilizado na soja.

• Pentaclorofenol: tratamento de madeiras recém-cortadas para combater fungos que causam manchas. Tóxica ao fígado, aos rins, desregula hormônios e fica muito tempo no meio ambiente.

• Lindano: utilizado nas plantações de amendoim, batata e feijão. Por apresentar toxicidade aguda e crônica nos seres vivos, teve sua importação proibida em 65 países e foi banido em 39 países. Causa irritações pulmonares, problemas cardíacos e sanguíneos, encefalias, convulsões e alteração do nível de hormônios sexuais.

• Metamidofós: utilizado em plantações de algodão, amendoim, batata, feijão, soja, tomate para uso industrial e trigo. Tóxica ao sistema imune, ao sistema neurológico, à reprodução e desregula hormônios. Suspeito de causar suicídio em trabalhadores rurais pela toxicidade neurológica.

• Parationa Metílica: utilizada em algodão, alho, arroz, batata, cebola, feijão, milho, soja e trigo. Causa distúrbios hormonais e no sistema reprodutor.

• Procloraz: temos no tomate, cebola, cenoura e melancia. Causa má formação fetal e alterações no sistema reprodutor.

(todas essas informações foram pesquisadas por mim nos sites da Anvisa, FDA e Health Canada)
Juliana Giraldini

por Juliana Giraldini

é publicitária há 20 anos. Ou como ela mesma gosta de falar, é Publicitária Rural ou Fazendeira Criativa. Há 1 ano trocou São Paulo por Cáceres e se diverte criando Logotipos e vacas leiteiras, alimentando galinhas e Redes Sociais, e fazendo queijo, geleias e Anúncios.
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet