Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

08/10/2014 - 10:24

As sacolinhas e o retrocesso

           O Tribunal de Justiça de São Paulo traz de volta a polêmica lei que retira as sacolinhas plásticas dos supermercados e, com certeza, logo voltará a mentirosa propaganda de que isso é para “salvar o planeta”. Ao mesmo tempo em que acaba com as sacolinhas, a lei nada faz em relação aos outros milhares de produtos embalados com plástico que, mau descartado, pode trazer danos ambientais iguais ou até maiores do que os causados pelas sacolas.

            O plástico é uma conquista tecnológica. Substituiu com vantagem e maleabilidade os metais, vidros e outras matérias primas de maior custo e difícil produção. Hoje existem no mercado mais de 400 tipos de plásticos, constituindo desde simples embalagens até sofisticadas peças de alta precisão.

O perverso no setor é que, apesar de ser produto reciclável, onde de uma peça velha se faz outra nova, não se desenvolveu uma adequada política de descarte e reaproveitamento.

As peças que poderiam voltar à indústria processadora são irresponsavelmente lançadas ao lixo ou, pior que isso, jogadas nas galerias de águas pluviais ou no fundo dos córregos e rios, provocando as enchentes que hoje prejudicam a população. Até os mares estão largamente poluídos por milhares de toneladas de plásticos e outros manufaturados, que causam grande impacto ambiental.
            Infelizmente, a urbanização, a industrialização e todo o desenvolvimento se dão de forma predatória. As cidades surgiram e por muito tempo jogaram no rio seus dejetos até que, para não chafurdar, começaram a tratá-los, num processo que ainda não se completou.

Só recentemente as indústrias foram chamadas a elaborar programas de coleta e reciclagem de seus produtos que perdem a eficiência. No Brasil isso hoje ocorre especialmente no setor eletro-eletrônico. No plástico ainda não há uma política mais agressiva e toda a reciclagem ocorre por puro interesse econômico e social e com pouca preocupação ambiental. Isso precisa mudar.

            Se for proibir tudo o que causa poluição e dano ambiental, além das sacolinhas, a sociedade precisa também parar de fabricar pneus, automóveis, eletromésticos, móveis e toda aquela gama de produtos que hoje se encontra facilmente dentro dos rios. Em vez de proibir, é preciso exigir o uso responsável e a reciclagem eficiente. Proibição é puro retrocesso...
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet