Artigos / Eduardo Marques

15/03/2018 - 08:32

ANABOLIZANTES: Usos e Abusos

            Com toda preocupação com a saúde que vemos aflorando em meio à onda de obesidade e doenças malignas, cada vez mais frequente e presente em jovens, observamos grupos do pedal, à volta ao futebolzinho do fim de semana, os grupos de corrida e a galera das academias, cada vez mais completas e cheias de "entendedores" de nutrição, treino e modulação hormonal.
           
Como não haveria de ser diferente, a Medicina do Esporte tem demonstrado grande preocupação com essas práticas que ao invés de levar saúde à comunidade, acaba causando danos, as vezes irreversíveis, que podem, no futuro, levar até a morte.
           
Os Anabolizantes são esteroides, derivados sintéticos da testosterona, hormônio presente no Homem e em menor quantidade nas mulheres. Produzido 95% nos Testículos e 5% na glândula Adrenal.
           
A testosterona é fundamental em muitos processos fisiológicos do corpo, tais como, metabolismo muscular, ósseo, funções sexuais e cognitivas, metabolismo de gorduras e produção de células vermelhas do sangue.
           
No Brasil, o uso de Anabolizantes chega até 31,6% dos praticantes de atividades físicas, amadores ou profissionais, segundo a Agência Mundial Antidoping, e em quase 99% das vezes sem nenhum seguimento ou orientação médica. Seja com finalidade de emagrecimento ou ganho de massa muscular ou melhora do desempenho físico, a necessidade, a dose e a forma de uso devem ser sempre avaliada e acompanhada para que os resultados sejam otimizados e no fim, não traga prejuízos à saúde.
           
Aliado à isso, ainda foi documentado no Brasil a presença de Esteróide Anabólico-Androgênico (EAA) se faz presente em 20% dos suplementos alimentares vendidos em academias ou outros estabelecimentos.
           
Seja qual for o objetivo e a forma de atividade física, o acompanhamento e a orientação de um Educador Físico ou Personal Trainning é de extrema importância, assim como a avaliação e orientação de um Nutrólogo ou Nutricionista, e se a opção por modulação hormonal for feita, procure um profissional Médico do Esporte para uma avaliação.

            "A busca pela saúde não deve levar à uma doença"
Instagram: dr_eduardo_marques
Eduardo Marques

por Eduardo Marques

é Médico em Mato Grosso
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet