Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

12/12/2014 - 14:30

O padre Wilson de Adamantina

Lamentáveis os episódios que envolvem a transferência do padre Wilson Luiz Ramos de Adamantina para Dracena, na região oeste do Estado de São Paulo.

Atribui-se a mudança ao fato do religioso ser negro e estar sofrendo preconceito.

Mas a questão deve ir muito além, envolvendo a inabilidade do próprio religioso para lidar com o problema e manter unida a comunidade, e a incompetência da igreja para amainar as divergências entre grupos e manter a integridade de sua comunidade.

O exemplo mais claro da condução ineficiente do rebanho ficou explicito na missa de crisma do último domingo, dia 7, onde o bispo, d. Luiz Antonio Cipolini, foi alvo de manifestações e só conseguiu sair da igreja protegido pela polícia. Nem mesmo os apelos do próprio padre pivô da divergência foram ouvidos pelos fiéis que protestavam.

Fatos como este devem servir para a reflexão das instituições – religiosas ou não - sobre a forma que se relacionam com a comunidade nos tempos de globalização, redes sociais e informação veloz.

A pregação libertária que varreu o mundo nas últimas décadas colocou em xeque autoridades, instituições e tradições.

Valores humanos e sociais foram rediscutidos, realinhados e até levados à exacerbação.

A questão do preconceito racial é um dos problemas que, no lugar da existência velada de décadas atrás, tornou-se discussão aberta e por vezes demagógica, que propicia radicalizações.

A comunidade adamantinense, por certo, contaminou-se pela disputa entre grupos e deixou de observar a tolerância, a paciência e a necessidade de convivência pacífica em favor da paz como bem maior.

O ato administrativo de transferir o padre sem ter o consenso da comunidade e no calor das divergências, é um risco assumido pelo bispo, como autoridade eclesiástica da área, As reações eram previsíveis.

Agora o problema, que poderia ter sido evitado e administrado, já está criado.

Dificilmente o bispo voltará atrás e nem mesmo o padre Wilson deve reunir condições para continuar seu trabalho em Adamantina.

É preciso que todos os atores dessa triste encenação se voltem para a reflexão e observem as centenas de exemplos de tolerância existentes na doutrina da própria igreja para neles buscar, com sinceridade, a reconciliação.

Se não resolver a dissidência, a comunidade será a grande prejudicada e seus membros que sempre viveram e conviveram restarão divididos e distantes dos ideais de comunhão e fraternidade.

O pior é que isso poderá levar à inadmissível divisão entre amigos e famílias, intrigas, calúnias, retaliações e a acontecimentos mais graves que podem colocar em risco a integridade física e até a própria vida.

O padre deve agora pensar apenas no trabalho em sua nova paróquia; a comunidade precisa buscar o entendimento e a paz; e o bispo, trabalhar pelo permanente equilíbrio do rebanho sob sua condução.

E, assim, todos caminhando rumo à paz. Contenda em nome de Deus, nunca!
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet