Artigos / Padre Jair Fante

11/12/2014 - 16:17

Advento, tempo de mudanças

Advento é um “Novo Tempo”: tempo é de espera vigilante na expectativa da celebração do Natal do Senhor. Esta celebração reflete sobre o “Emanuel”, o Deus conosco, o Verbo que se fez carne e veio habitar entre nós para o nosso bem e para a salvação da humanidade. Celebrar o nascimento do Filho de Deus significa colocar o nosso coração à disposição e em sintonia com o projeto de Deus.

A celebração cristã do Natal supõe, por isso, um encontro pessoal com Jesus Cristo. As leituras bíblicas deste tempo litúrgico nos ajudam e indicam este caminho, pois, Jesus é a boa nova do Pai, o nosso salvador.

Vários profetas do Primeiro Testamento profetizaram sobre a vinda do Senhor; dentre eles destaca-se o profeta Isaías: “O povo que andava na escuridão viu uma grande luz; para os que habitavam as sombras da morte, uma luz resplandeceu...” Por isso cantamos nos festejos do Natal: “Meu caro irmão, olha pra dentro do teu coração, vê se o Natal se tornou conversão, e te ensinou a viver...” O Tempo do Advento, é, portanto, para nos ensinar a viver de modo digno e segundo a vontade de Deus. Este novo tempo pede de nós atitudes renovadas diante da vida e retoma a grande missão de João Batista, mas também de cada cristão: “preparar o caminho do Senhor”.

Esta preparação envolve algumas atitudes fundamentais: a primeira delas é a ORAÇÃO; ela nos coloca em sintonia com Deus, senhor da história.

Esta sintonia cria laços de amizade entre o criador e a criatura; a amizade se traduz em bênçãos, graças ou, como chamamos, Salvação. São João da Cruz, grande santo e especialista em espiritualidade, dizia que o “cristão que não reza é como uma brasa que vai se apagando dia a dia, até torna-se cinza”. A oração, portanto, faz parte da essência do nosso relacionamento com Deus.

Este relacionamento se transforma em CONVERSÃO. A conversão nasce do encontro com Jesus, na escuta da sua Palavra. A conversão não vem, portanto, das propagandas de compra e venda, dos presentes natalinos, das luzes ou das músicas emotivas. Outra atitude própria deste tempo do Advento é a ESPERANÇA.

As promessas feitas por Deus aos nossos pais, agora se cumprem na pessoa de Jesus, o filho de Deus: “Quem andava nas trevas viu uma grande luz...” Jesus é a Luz enviada por Deus para iluminar os caminhos obscuros da nossa vida. Ele é também, o Caminho, a Verdade e a Vida. Portanto, é a esperança que nos mantem atentos e à espera da chegada do Filho de Deus no Natal.

Preparar o Natal do Senhor, portanto, é colocar o nosso coração em sintonia com o coração de Deus, que é pleno de bondade e de amor.

Por isso o Tempo do Advento, que conduz à celebração do Natal, pede de cada um de nós as manifestações próprias da fé para que esta, por sua vez, realize as transformações necessárias na vida humana. A fé deve transformar-se em AMOR.

Deus amou tanto o mundo que enviou o seu próprio filho para que fôssemos salvos por Ele. Este mesmo amor deve ser manifestado entre nós, nas nossas relações familiares, sociais, assim como com a natureza que nos envolve. Portanto, preparar-se para o Natal é colocar Jesus no centro da festa. Tudo o que Ele faz é por amor.

Quem assim entende este tempo, celebra o Natal e não, simplesmente, o comemora. Natal não é magia, comércio ou festa pagã. Natal é a encarnação do amor, da ternura e da misericórdia do Pai, por isso não é comemoração, mas sim, celebração.
Padre Jair Fante

por Padre Jair Fante

é Coordenador da Pastoral da Diocese de São Luiz, com sede em Cáceres-MT
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet