Artigos / Eduardo Marques

05/02/2018 - 05:18

Dia Mundial de Combate ao Câncer

Neste dia 4 de fevereiro é Dia Mundial de Combate ao Câncer. Nosso bem mais valioso é intransferível, é a nossa própria vida, que nos é creditada todos os dias na forma de tempo, e no fim desse dia, mais um saque foi feito, e espero que tenham aproveitado bem, pois esse saldo, não volta mais.

Será que temos vivido a vida ou temos passado o tempo? Temos consciência de estarmos vivendo? Sêneca -

Sobre a Brevidade da Vida Sêneca foi um Filósofo estóico, orador, advogado e Senador que viveu em Roma, entre 4 a.C até 65 d.C. Sêneca em sua obra sobre a brevidade da vida nos dá uma oportunidade de reflexão de como conjugar a qualidade de vida e o tempo escasso.

Na luta contra o Câncer, o médico Oncologista se vê frente a frente com a morte todos os dias. E não é incomum ouvirmos relatos de pessoas, que vendo a finitude da vida se aproximar, nos confidenciam que queriam ter aproveitado melhor seu tempo, ter vivido de forma mais plena, dando importância ao que realmente deve ser importante!!! Isso nos leva à seguinte reflexão: Será que não estamos fazendo o mesmo??? A morte é certa, e chegará para todos nós, mais cedo ou mais tarde teremos um encontro com ela.

O tempo que nos foi dado corre tão veloz e rápido que, à exceção de poucos, a vida nos abandona em meio aos preparativos para a vida, desprezando o atual com projetos de uma vida no futuro que talvez não chegue... De certo mesmo, só temos o agora. Não é curto o tempo que temos, mas dele muito perdemos, somos esbanjadores da vida. A vida se estende por muito tempo, para aquele que sabe dela bem dispor.

Nossa necessidade insaciável por atividades inúteis, vaidade, ganância, avareza, luxúria e o apego ao insignificante nos envolvem diariamente e nos iludem, impedindo que os nossos olhos nos livrem de sermos escravos da superficialidade. E acaba por nos roubar o nosso bem mais precioso, a vida, essa mesma vida que se escoa ininterruptamente pela ampulheta do tempo.

"Pequena é a parte da vida que vivemos, pois, todo o restante não é vida, mas tempo".

Somos extremamente cuidadosos com nosso patrimônio, nossas posses, fazemos seguros, colocamos cerca elétrica, fazemos contratos e somos inconscientemente levianos com nós mesmos, com nossas vidas de fato.

Aprendemos, muitas vezes só no fim da vida, que o que levamos dela é o que nos enriquece a alma, é o tempo vivido com nossos pais, as lembranças dos nossos filhos crescendo, os sorrisos compartilhados com os amigos, as dores divididas com quem amamos... Enfim, o que nos fez evoluir como alma!!! E você, tem vivido ou tem gasto tempo? Não trago respostas, tenho buscado as minhas, somente! E espero, que de alguma forma cada um de vocês possam encontrar as suas.

O encontro com a morte é certo. Mas vamos tentar, antes disso, ter um encontro com a vida!!!
Eduardo Marques

por Eduardo Marques

é Médico em Mato Grosso
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet