Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

09/12/2014 - 12:06

Democracia, soberania do Estado

             A pesquisa Ibope revela que, apesar dos sucessivos escândalos político-administrativos e das manifestações que chegam a pedir intervenção autoritária, 46% dos brasileiros preferem a democracia. É um indicador interessante e fator de reflexão.

A democracia, para funcionar, tem de garantir liberdade aos seus cidadãos e, em contrapartida, dele exigir responsabilidade e, principalmente, respeito ao ordenamento jurídico vigente. Todas as vezes em que alguém desrespeitar a lei, deve receber a justa reprimenda, em nome da própria democracia e de suas instituições. Isso, para ser bom, deve valer para todos os cidadãos, independente de sua condição social, religiosa, étnica ou de sua participação na política ou na administração pública. Há que se observar integralmente o caput do art 5º da Constituição: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza...”

            Democrático, o regime precisa ser transparente, não pode amordaçar os meios de comunicaçao e tem de oferecer à população todas as informações que possam orientar o cidadão na hora do voto e, principalmente, manter o requisito – também constante na Constituição – da independência e harmonia entre os poderes. O Executivo tem de governar, o Legislativo fiscalizar e votar as leis e o Judiciário resolver as contendas entre os poderes e a sociedade. Jamais um poder devera se sobrepor ao outro para que, independentes, cada um possa cumprir sua função legalmente estabelecida.

            A democracia brasileira padece de muitos problemas que precisam ser resolvidos. Temos de acabar com a idéia de supremacia do Executivo e com o sistema de loteamento dos cargos executivos para a montagem de apoios no Legislativo. Carecemos de melhor equipamento do Judiciário para as demandas não demorarem tanto a terminar. Os partidos políticos têm de viver às próprias custas e não exclusivamente de verbas do governo a ponto de se transformarem entidades de aluguel. O cidadão precisa ter motivos para acreditar no governo e nas instituições e, assim,  respeitá-los.

            Precisamos acabar com o conceito errado – cultivado durante as últimas décadas – de que democracia é um regime fraco onde tudo pode. Pelo contrário. Numa democracia de verdade, a força e a ordem são exercidas em nome e em favor do povo. Todos têm de cumprir as leis e quem não o fizer, sofre as devidas consequências. Nem mais, nem menos...
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet