Artigos / Ingrid Anne Schmidt

19/09/2017 - 08:24

Biomassa de banana verde!!

Hoje vamos falar sobre um assunto que muitos têm me pedido para fazer uma matéria e é um alimento muito comum em Cáceres. 

A banana verde. 
 
👉 BANANA: É indiscutível os benefícios nutricionais que o consumo desta fruta agrega para a nossa saúde. A riqueza de seus constituintes incluem: potássio, magnésio, fibras, triptofano, vitaminas e outros.

👉 "Atualmente" foi descoberta mais uma vantagem que faz valer a pena (e muito!) seu consumo. Mas quem diria que até verde ela seria interessante!!!

👉 O amido resistente é um tipo de fibra que está presente APENAS quando a fruta está verde. Prevenção de diabetes e doenças cardiovasculares, e atuação no controle de peso são alguns dos benefícios que o consumo deste tipo de fibra oferece, pois diminui o índice glicêmico das preparações e age no controle da saciedade.
👉👉Porém, é indispensável destacar suas vantagens na SAÚDE INTESTINAL

Versátil, pode ser usada no tratamento dos diferentes distúrbios intestinais, sendo um fator de proteção da mucosa, participando do processo de formação de bolo fecal e desenvolvimento da microbiota saudável. Serve também, como substrato energético para as bifidobactérias do intestino grosso, diminuindo a predisposição ao desenvolvimento de câncer de cólon.

Dica para praticantes de atividade física - Um estudo realizado pela Nilsson et al, J. Nutr. 138: 732-739, 2008, mostrou que a inclusão de 50g de amido resistente no lanche da noite melhorou a tolerância à glicose, diminuiu marcadores inflamatórios e aumentou a saciedade no dia seguinte (café da manhã). Sendo talvez um indicativo de que o consumo de fibras no período noturno promove efeito benéfico para quem treina logo cedo.

 Como consumi-la???

🔶 A forma mais usual e prática é através da biomassa de banana verde...segue a receitinha


BIOMASSA DE BANANA VERDE

🔶 6 bananas EXTREMAMENTE VERDES (qualquer tipo de banana) 

Modo de fazer:

Lave a casca das bananas com uma esponja.

Mantenha pedúnculo íntegro. 


Coloque em uma panela de pressão, coloque água até cobrir as bananas. 

Após pegar pressão, contar 10 minutos e desligar (coloque o despertador para tocar). 
Retire-as, espere esfriar, descasque-as. 

Colocar no liquidificador primeiramente 200ml de água e bater 1 banana de cada vez, até finalizar. Caso necessário, adicione um pouco mais de água, até a biomassa ficar com consistência de brigadeiro mole. 



Coloque 6 colheres de sopa num potinho (preferência de vidro) na geladeira e congele o restante (em forminhas de gelo; copinho de café), em porção de 1 colher de sopa (já fica pronto).

Com parte das cascas da banana, corte em tirinhas, faça um refogado com cebola, alho e óleo de coco. Acrescentar no arroz; carne; farofa. Fica parecido azeitona. Ajuda a redução de gordura.  
 Consumir 1 colher de sopa TODOS OS DIAS, preferência pela manhã.

Pode ser consumida:  pura, batida em sucos, em receitas em substituição ao creme de leite e maionese, vitamina, mingau, sopa (serve como espessante), amassada com fruta ou feijão...
Quando preparar seu suco detox, acrescentar 1 colher de sopa de biomassa de banana verde.
Ingrid Anne Schmidt

por Ingrid Anne Schmidt

Nutricionista especialista em nutrição clínica; pós graduada em nutrição clínica e funcional.
Atendimento: Clínica Gastro e Derme (3223-4753).
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet