Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

05/08/2017 - 07:17

O que esperar do governo renascido

               O Brasil – especialmente o governo – vive agora a ressaca do embate para a manutenção do presidente Michel Temer no poder. Aconselhado a renunciar logo que surgiram as denúncias, o governante reagiu na área em que mais conhece: o parlamento. Afinal aquele chão é seu, pois exerceu cinco mandatos de deputado federal e presidiu a Câmara durante três biênios. Diferente de Jânio Quadros e Fernando Collor, que partiram para o confronto e tiveram de sair, usou suas habilidades de aglutinador e obteve os votos necessários para barrar o propósito do procurador-geral da República e da oposição, que queriam derrubá-lo.


               Vencido esse round, Temer precisa transformar sua vitória em ações concretas para a solução dos problemas nacionais. De nada terá adiantado lutar para permanecer sem que a permanência possa representar solução para a situação difícil em que se encontra o país. Oxalá sua sensibilidade política não o permita avançar ou insistir em ações que não tenha como tornar concretas e irreversíveis no tempo de mandato que lhe resta, mesmo não sendo seu propósito concorrer à reeleição, que ainda é possível segundo a lei.

               Espera-se ações concretas na área econômica, que possam ir corrigindo as distorções e o aparelhamento que levaram o país à bancarrota.  Se o governo cuidar apenas de buscar o equilíbrio da economia, a revogação de medidas temerárias e até criminosas e o  emprego do erário em estratégias de cunho ideológico, já terá feito bastante. Poderá, também, avançar na privatização de serviços e empreendimentos que podem ser bem geridos pelo particular e  hoje são estatizados e predados pelo imenso cabide de empregos e apadrinhamento. Evidente que não há tempo para fazer tudo em um ano e cinco meses, mas esse período poderá ser usado para a gestação de um processo a ser entregue como sugestão ao sucessor. Da mesma forma, dificilmente se reformará tanto o trabalho quanto a previdência social em tão pouco tempo, pois os problemas e vícios vêm de até oito décadas atrás. Então, que se faça o possível e se indique o mais difícil para futuras oportunidades.

               Neste momento, além de medidas econômicas pontuais que levem ao aquecimento da produção e do emprego, é preciso correr com a reforma política, que também não precisa ser ampla e definitiva. Basta resolver a questão do financiamento de campanha, que está em aberto e pode inviabilizar uma eleição nacional como a de 2018. Outra coisa importante: quanto aos malfeitos já conhecidos e outros que vierem à tona, não são problemas do governo. Basta não interferir no trabalho do Ministério Público e da Justiça, que têm a obrigação de apurar, julgar e punir os responsáveis...
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet