Artigos / Juliana Giraldini

25/07/2017 - 09:51

Seu rebento!

Deixa eu contar uma coisa pra vocês. Que não é boato, achismo ou bobagem...

Trabalhei durante muitos anos com design de embalagem em algumas agências de SP. Desde embalagem de eletro-eletrônicos e cosméticos, até de bebidas e alimentos.

Uma super experiência que vivi por muitos anos.
Em algumas ocasiões, vi a diferença da nossa legislação com a de outros países perante ao cuidado e segurança dos alimentos:

Mas uma em particular ficou marcada: finalizando uma embalagem de uma famosa marca de chocolate direcionada ao Mercosul e associados, e colocando todas as advertências necessárias para cada país, fui perguntar o porquê de para Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Guiana e Suriname, os corantes deveriam ser escritos em letras garrafais.

São alérgenos. E a legislação desses países obriga as empresas a alertarem seus consumidores. Esses produtos são perigosos para crianças.

Aqui no Brasil, não. Não precisa avisar que seu filho está consumindo algo que pode fazer mal.
São eles: amarelo crepúsculo (E110), azorrubina (E122), vermelho 40 (E129), tartrazina (E102) e ponceau 4R (E124).

Eles estão em praticamente TUDO que seu filho consome. Doces, salgadinhos, balas, bolachas, bolinhos, sucos, iogurtes...

Agora, saca só as principais reações que seu filho pode ter caso seja alérgico a alguma dessas substâncias:
- inchaço especialmente ao redor dos lábios e olhos

- aparecimento de placas vermelhas pelo corpo acompanhadas de coceira intensa.

Casos mais graves podem evoluir para falta de ar, dificuldade em respirar e queda da pressão arterial que pode levar à morte se não houver uma intervenção médica rápida.

Então, já que no nosso país não é obrigatória a advertência, fica aqui meu alerta pra você dar uma boa olhada no rótulo das coisinhas que dá para seu rebento.
Juliana Giraldini

por Juliana Giraldini

é publicitária há 20 anos. Ou como ela mesma gosta de falar, é Publicitária Rural ou Fazendeira Criativa. Há 1 ano trocou São Paulo por Cáceres e se diverte criando Logotipos e vacas leiteiras, alimentando galinhas e Redes Sociais, e fazendo queijo, geleias e Anúncios.
+ artigos

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Patrícia, em 27.07.2017 às 17:10

    Interessante, a partir de agora vou começar a ler os rótulos. Parabéns pelo artigo.

 
Sitevip Internet