Artigos / Juliana Giraldini

24/07/2017 - 09:10

A gente reza

Sobre incêndios.
 
Essa época, entre os meses de junho e agosto, quem vive em fazenda vive apreensivo. Explico.

Sem chuva obviamente tudo fica muito seco, as árvores, o pasto, os matos...tudo.
 
Aí eu, pobre menina urbana, achava que fogo era colocado por alguma pessoa sem mãe para sacanear a vida alheia. Ledo engano.
 
O fogo vem. Nasce. Claro que com uma pequena contribuição das pessoas sem mãe que deixam lixo jogado por tudo quanto é canto. 
 
Explico novamente.
 
Saquinhos de salgadinhos, garrafas de vidro, latinhas, ou qualquer merda que reflita a luz solar, amplie o calor ou esquente é um possível pavio pra começar um incêndio que pode acabar com quilômetros de vida. 
 
E vida eu falo de plantas, bichos selvagens, bichos da fazenda e de famílias que moram no caminho do fogo.
 
Aí pergunto pra minha mãe:
- Mammy, e aí, e se pegar fogo aqui na Serra por exemplo (a fazenda fica no pé da Serra), o que a gente faz?
 
E veio a aula de como proceder num incêndio aqui.
 
- Filha, primeiro a gente corre. Pega o carro e vai chamar todos os vizinhos, que sem eles ninguém apaga fogo nenhum. Temos que ser unidos. Aí a gente chama os bombeiros, mas há uma grande possibilidade de não atenderem. Depois a gente faz uma trincheira, tirando o mato e fazendo uma trilha de terra, com a enxada. Aí se tiver água perto, joga água, e se não tiver a gente bota fogo contra. Que um fogo tira o oxigênio do outro fogo e os dois se apagam. 
 
- Mãe, e se mesmo assim não apagar?
 
- A gente reza filha. 
 
- Mãe, dá a mão aqui...
 
- Pra quê menina?
 
- Se rezar é a última instância, acho que a gente pode ficar com um bônus...
Juliana Giraldini

por Juliana Giraldini

é publicitária há 20 anos. Ou como ela mesma gosta de falar, é Publicitária Rural ou Fazendeira Criativa. Há 1 ano trocou São Paulo por Cáceres e se diverte criando Logotipos e vacas leiteiras, alimentando galinhas e Redes Sociais, e fazendo queijo, geleias e Anúncios.
+ artigos

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Aliny Barbosa Gomes, em 24.07.2017 às 10:59

    Entao vamos rezar para que nossos vizinhos nao joguem lixo na rua e nao coloquem fogo nas folhas secas porque aqui no meu bairro a coisa ta feia

 
Sitevip Internet