Artigos / Ingrid Anne Schmidt

17/07/2017 - 12:42

Inverno ? Vai uma sopa!

Nutritiva, reconfortante e econômica, a sopa é um alimento muito consumido no mundo todo. Com ingredientes diversos que variam de legumes, tubérculos, carne bovina magra, frango, temperos caseiros ou uma combinação de pimentas … são vários  que podem ser adicionados para aumentar o sabor e valor nutricional.

Os cubos de caldos concentrados industrializados são muito utilizados, mas cuidado, pois são ricos em sódio, mineral que ajuda a aumentar a pressão arterial, inchaço, celulite e ele contém também glutamato monossódico: um ingrediente que pode causar irritação, ansiedade, compulsão alimentar e até dor de cabeça.

Apesar de algumas vitaminas se perderem durante o cozimento maior de 20 minutos dos legumes, as sopas feitas com ingredientes frescos ainda fornecem vários nutrientes excelentes, entre eles vitaminas, minerais e proteínas. A perda de vitamina pode ser reduzida se adicionar os legumes no final do cozimento: após as carnes já estarem refogadas ou cozidas, acrescente os legumes e deixar na pressão por 4-6 minutos.

Preparar a sua própria sopa permite a você controlar o conteúdo de sal, acrescentar legumes frescos, temperos naturais. Vou dar algumas dicas para enriquecer mais este prato tão clássico e gostoso no inverno.
- Utilizar o sal marinho ou sal rosa do Himalaia, vendido em loja de produtos naturais.

- Usar legumes frescos: observar nas feiras e mercados os legumes da época e cortar em pedaços médios ao invés de pedaços pequenos. Esta técnica já reduz a perda de vitaminas.

- Invista em temperos naturais: alho, cebola, cebola roxa, salsão, pimentas frescas, pimentas secas como reino, caiena, jamaica dão dar um toque particular ao sabor da sua sopa.

- Ao invés de utilizar o macarrão, muito comum no preparo de sopa, substituir por tubérculos: mandioca ou inhame ou cará. Eles deixar o prato mais leve e mais nutritivo. Favorecendo até ao emagrecimento.
 
TIPOS DE SOPAS:

- Caldos: são batidos e alguns coados, feitos de misturas de vegetais, cozidos em água ou em caldos da carne ou frango. Pode-se adicionar macarrão e pedaços de carne ao caldo coado. A canja leva frango, arroz (preferencia use o arroz integral) e legumes. Sugiro um caldo de abóbora cabotiã com gengibre, tomilho, alho e cebola (ver receita).

- Sopas frias: como o gaspacho espanhol, e as sopas de frutas ao estilo escandinavo, são sempre servidas frias. Outras como as vichys-soise (feita com alho-poró e batata), são igualmente saborosas e nutritivas e podem ser servidas quentes ou frias.

- Sopas cremosas: à base de vegetais, carne, frango ou frutos do mar, costumam ser engrossadas com creme. Os conteúdos de gorduras e calorias podem ser drasticamente reduzidos se o leite ou creme de leite forem substituídos por iogurte natural desnatado ou biomassa de banana verde, que podem ser usados em algumas sopas.
 
Receita da Nutri Ingrid
 
Sopa Creme de Abóbora

Ingredientes:
 
  • 2 fatias de abóbora (paulista ou cabotian)
  • Temperos: sal rosa do Himalaia, cebola, alho,
  • ½ colher (chá) tempero noz moscada
  • 1 colher (chá) tempero Edu Guedes (à venda no Empório Viva Melhor)
  • Cheiro verde a gosto
  • 2 pedaços de frango sem pele (cortado em cubos) ou carne seca (em cubos)
  • 1 fatia generosa de gengibre ralado
  • 3 copos de água
  • 1 colher (sopa) de amido de milho ou biomassa de banana verde
 
Modo de Preparo:

Cozinhar a abóbora com casca em água e sal. Bater no liquidificador a abóbora, com a água do cozimento.
Refogar o frango com os temperos e azeite de oliva. Reservar.

Adicionar o creme da abóbora batido ao refogado de frango. Diluir o amido de milho em ¼ copo de água e adicionar ao creme. Se usar a biomassa de banana verde, bater no liquidificador junto a abóbora. Cozinhar até formar um creme. Acrescente o cheiro verde. Servir em seguida. 
Ingrid Anne Schmidt

por Ingrid Anne Schmidt

Nutricionista especialista em nutrição clínica; pós graduada em nutrição clínica e funcional.
Atendimento: Clínica Gastro e Derme (3223-4753).
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet