Plantão:
Reunião abre possibilidade para chegada de Ferrovia em Cáceres
NOTÍCIA »

Voltar a página anterior     Versão impressa       A[+]    A[-]  

Reunião abre possibilidade para chegada de Ferrovia em Cáceres

Foto: Reunião com secretário Francisco Vuolo
O prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, esteve reunido na tarde desta segunda-feira (18.03), com o secretário Extraordinário de Acompanhamento de Logística Intermodal de Transporte, Francisco Vuolo, e equipe técnica da pasta para tratar de assuntos referentes vias de escoamento de produção para a região Oeste. De acordo com Vuolo, o encontro abre a possibilidade para estudar as viabilidades de trazer para Cáceres um braço da Ferrovia Norte Brasil (Ferronorte), além da estruturação da malha fluvial do município.

A ideia, de acordo com o secretário, é realizar primeiramente um Workshop com representantes de indústrias interessadas, além de Universidades, Prefeitos e outros representantes para que seja levantado um pequeno prospecto da viabilidade econômica de trazer o trilhos para o município. “Temos duas opções de trajeto da Ferronorte até Porto Velho (RO), e um deles passa por Cáceres. Mesmo que seja um pouco mais cara essa rota, a potencialidade econômica da região pode fazer esta rota viável”, destacou.

Vuolo frisou que entre Cuiabá e Porto Velho não existiria outro terminal, e que Cáceres é um polo ideal para a instalação de um terminal. “Com a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), temos um norte e um grande chamariz para criarmos uma rede de logística forte para a Região Oeste. A estruturação das hidrovias para escoamento da produção também é um fator importante para tomarmos esta decisão. Cáceres é um gigante adormecido, e tem muito a explorar. Além disso, facilitaria a interligação com outros países da América do Sul, gerando mais possibilidades”, disse.

O Workshop tem previsão para acontecer no final de maio, e contará com vários palestrantes especializados no assunto. O evento será realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal de Cáceres. De acordo com o prefeito Francis Maris, o evento é um momento único para o município. “Cáceres tem um potencial gigantesco, e pode se desenvolver muito com a chegada da Ferrovia. Caso isso se concretize teremos uma estrutura sólida de logística em quatro vias: Aérea, Rodoviária, Ferroviária e Fluvial, o que pode trazer arrecadação recorde para o município, além de gerar emprego, renda e mais investimentos para nossa cidade”, disse.

No momento, a Ferronorte liga o Porto de Santos, em São Paulo, ao terminal de Itiquira (sul de Mato Grosso) e chega a Rondonópolis ainda este ano. A previsão é que o terminal de Cuiabá seja implantado até 2014. A proposta é que, a partir de da Capital ela se divida em dois braços chegando a Santarém, no Pará, e a Porto Velho, com a possibilidade de passar por Cáceres.

De acordo com Francis Vuolo, a implantação da ferrovia de Cuiabá até o município representaria um investimento de cerca de R$ 1 bilhão, provenientes de parcerias com instituições privadas brasileiras ou até de outros países.

Também participaram da reunião o presidente da Câmara dos Vereadores de Cáceres, Alvasir Alencar, o secretário de Governo, Neto Gouveia, e a secretária de Planejamento, Gisele Fontes.

Por: Thiago Almeida/Ascom em 18/03/2013 18:24:24

» Mais notícias
Jovem de Mirassol morre após cirurgia plástica na Bolívia
Mirassol trocará lampadas de sódio e mercúrio por lampadas led
2ª Edição do Leilão 1.000 Touros da Nelore Grendene acontece neste domingo
Prefeitura paga dia 02 salários de agosto
Candidato, Pedro Taques defende hidrovias em sabatina com industriais


» COMENTE AQUI

Nome: *
E-mail: *
Cidade:
Comentário:  *Excedido o numero de caracteres.
Digite o texto da imagem ao lado:
 

» COMENTÁRIOS

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
JOAO INACIO SOBRINHO (CACERES MT) | 2013-03-18 20:57:22
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK EU JURO QUE FOI A PIADA MAIS ENGRAÇADA QUE JA OUVI , KKKKKKKKKK GOSTEI DESSA ENH.SE NAO CHEGA NEM A CUIABA , QUE ISSO CAMARADA PARA COM ISSO.
João Petrus II (Maringá) | 2013-03-18 22:41:56
Muito bom. Difícil é acontecer.
sergio (cáceres) | 2013-03-19 08:56:32
SRº PREFEITO E VEREADORES VCS ESTÃO PERDENDO O FOCO DE UMA ADMINISTRAÇÃO, ESSA IDEIA DE FERROVIA AI VCS FORAM LONGE DEMAIS PRA SE VCS NÃO CONSEGEM ATRAIR NEM IMPRESAS QUE GERAM EMPREGO PRAR CÁCERES SE VCS QUEREM FAZER ALGUMA COISA PELA POPULAÇÃO ENTÃO FOQUEM NA FAMIGERADA ZPE QUE QUE ENTRA ANO E SAI ANO NÃO SAI DO PAPEL... CHEGA DE ILUDIR A POPULAÇÃO NÃO TEM MAIS NENHUM OTARIO EM CÁCERES PENSEN NISSO...
chorão (caceres) | 2013-03-19 08:59:52
Francis o Sr, é uma pessoa do bem não entra nessa promessa, pega um avião vai a Brasilia o seu paetido politico é forte não precisa dessas pessoas que vem aqui só para passear, é mais engançao dos cuiabanos!
Marcus (Cáceres) | 2013-03-19 09:15:57
Sim, isso pode acontecer daqui uns 100 anos...Esses politicos tem que pensar na calamidade que encontra essa cidade...Parem de sonhar e viva a realidade.Ainda nem saiu a ZPE agora vem com essa ideia de inglês vê, só se for levar bocaiuva e mandioca para o exterior.Por isso que falam que politico não tem o que fazer.
ARLAN MARTINS (CÁCERES) | 2013-03-19 09:19:54
POXA MUITO LEGAL, MAS ACREDITO QUE O MOMENTO É PENSAR EM ESTRUTURA SOLIDA PARA CÁCERES E ESTA FERROVIA PODE ACONTECER COMO ACABOU DE ACONTECER COM O AEROPORTO DE CÁCERES QUE O GOVERNO DISSE SER IMPORTANTE A ESTRUTURAÇÃO E ACABOU MANDANDO PARA BARRA DO GARÇA E DISSE QUE SERIA O MAIS IMPORTANTE PARA SUPRIR FUTURAS NECESSIDADES DO AEROPORTO NELSON DANTAS, VAMOS PENSAR EM REGULARIZAR OS TERRENOS QUE SURGEM DE INVAZÃO E COMEÇAR A GERAR RECURSOS PROPRIOS É ISSO QUE PENSO...
zecacerense (caceres) | 2013-03-19 09:26:13
para com essa sacanagem. Não aguento mais ver placas de obras pela cidade cade a escola tecnica?cade o centro de fisioterapia?poxa chega de enganaçao. Esse governo vem aki faz um barulho danado dpois vai embora e a populaçao ainda fica aplaudindo. tive uma ideia vou começar a colocar faixas em todas essas obras tanto do governo como tbem da prefeitura. como q vou pagar iptu se na minha rua nao consigo nem passar. Ai vcs me dizem: É por isso q tem q pagar o iptu para melhoria da cidade. Mais ja perdi a conta de tanto iptu q ja paguei e beneficio na minha rua no meu bairro nao tem.
Giovanni (Pasargada) | 2013-03-19 10:06:10
Uma ferrovia seria muito boa não só para cáceres, mas para toda região.. Imaginem só desafogar as estradas com as carretas, diminuindo assim acidentes, as grandes chatas de soja não circulariam mais por nossos rios destruindo tudo que está pela frente. A muuuito tempo eu penso nessa ferrovia, iria solucionar muito de nossos problemas; isso sem contar a ajuda com o turismo na cidade. É dificil? sim , mas nada é impossível.
PAULOj (CACERES) | 2013-03-19 10:06:36
voces acreditam em papai noel, cegonha e outras coisas, isso é maior vbesteira, pois essa ferrovia nem chegara em cuiabá
Marcos (Cácers) | 2013-03-19 10:25:42
Mais uma Piada do PMDB, além da ZPE a Ferrovia..
ARRUDA CASTRO (CACERES) | 2013-03-19 10:39:47
FRANCIS NAO ESTA CONSEGUINDO TANPAR OS BURRACOS DAS RUA DE CACERES E AGORA VEM COM ESSA DE FERROVIA
o kara (cáceres mt) | 2013-03-19 12:15:10
Acreditar nesses politicos é uma piada,se essa ferrovia chegar aki em cáceres,eu tbm acredito em mula se cabeça,pé de garrafa,currupira etc.....vão tabalhar e larga de ficar iludindo o povo.
PS (kcrs) | 2013-03-19 12:20:13
ZPE+FERROVIA=ILUSÃO.... Esta cidade só vai sair do buraco quando as fazendas de gado se transformarem em fazendas produtoras de SOJA, MILHO... (agrobusiness) isto seria uma REVOLUÇÃO em nossa economia... A pecuária só dá emprego pra meia dúzia de peões.. não é atoa que Sorriso, Lucas, Primavera, SINOP, Rondonópolis, Campo Verde, estão dando um banho de desenvolvimento... são exemplos que deveriamos copiar... Mas, é mais fácil sermos Ze Povinho... e frequentarmos os milhares de \"Bar Promoção\"....
Luciano Miguel (Cáceres) | 2013-03-19 12:49:13
Este é um espaço democrático, onde todos podem dar a sua opinião, mesmo aquelas de pessoas descrentes de tudo e que só sabe fazer criticas destrutivas e pessimistas. O sr Francis esta certo em sonhar, mas do que isso, transformar esses sonhos em algo real, o primeiro passo para isso ele deu. É difícil? sim é! Mas por isso já vamos desistir dessa conquista? É por isso que estamos nesse marasmo a tanto tempo, só sabemos reclamar e criticar quem tem coragem para realizar algo para nossa cidade. População de Cáceres sei que outras cidades do estado de MT esta em franco desenvolvimento, mas se isso acontece é porque pararam de reclamar é correram atras dos seu sonhos. acorda povo!!!!!!!!

 

   
Copyright © 1997 - 2014 • Jornal Oeste • Todos os direitos reservados
online