Plantão:
Na ânsia de ajudar Dr. Leonardo, RDNEWS põe bairros de Mirassol e Cuiabá em pesquisa para prefeito de Cáceres
NOTÍCIA »

Voltar a página anterior     Versão impressa       A[+]    A[-]  

Na ânsia de ajudar Dr. Leonardo, RDNEWS põe bairros de Mirassol e Cuiabá em pesquisa para prefeito de Cáceres

Foto: RDNEWS
Na ânsia de apresentar números que possam beneficiar o candidato Leonardo Albuquerque (PSD) e, automaticamente, induzir o eleitor, alguns institutos, acabam se atrapalhando, cometendo erros primários, verdadeiras gafes. A pesquisa do instituto Mark em parceria com RD NEWS, realizada ontem, por exemplo, diz que ouviu eleitores em bairros, como o Mutirão, que fica no município de Mirassol D`Oeste e Jardim Vitória e Novo Horizonte, que só existem em Cuiabá.

Nos últimos dias tem-se verificado uma enxurrada de pesquisas eleitorais, em grande parte feita sob encomenda, geralmente, por caciques políticos de Cuiabá, com objetivo principal de confundir o eleitor.

As pesquisas devem deixar claro junto a Justiça Eleitoral os critérios utilizados na realização das mesma. E é ao observar com atenção esses critérios que os erros e os vícios das pesquisas podem ser percebidos. Nessas eleições diversas pesquisas apontam esses vícios, inclusive cometidos por institutos tidos até então como sérios e confiáveis.

Esse é o caso de Pesquisas do Instituto Gazeta Dados, que tiveram sua divulgação suspensa em diversos municípios de Mato Grosso, inclusive em Cáceres, quando a pesquisa está sob investigação.

No caso da Pesquisa da Gazeta, a coligação “Cáceres Rumo ao Desenvolvimento” entrou com representação contra o instituto porque discrepâncias entre os bairros, já que coloca Clarinópolis e Vila Aparecida como sendo a mesma localidade, além de colocar ruas centrais como localizadas na zona rural, ou ainda em outros bairros da cidade.

Neste domingo, 7, o eleitor vai poder dizer que pesquisa está correta, e muitos institutos correm o sério risco de ficarem marcados por suas imprecisões. Ao eleitor, cabe votar segundo sua consciência e não por pesquisas de intenções de votos, pois na história do país não foram poucas as vezes que as pesquisas passaram longe da verdadeira vontade popular.

Pesquisa pode ser suspensa

A Pesquisa do Instituto Mark realizada em parceria com o site RD NEWS pode ser suspensa descumprir exigências legais e por suspeita de manipulação de dados. O pedido de liminar para suspender toda e qualquer tipo de divulgação da pesquisa foi protocolado na manhã de hoje (06) pela Coligação “Cáceres Rumo ao Desenvolvimento” junto a Justiça Eleitoral de Cáceres.

Na representação protocolada, a assessoria jurídica lembra que no registro da pesquisa não consta por exemplo, o contrato social ou inscrição como empresário que comprove o regular registro da pesquisa, bem como não tem a qualificação completa dos responsáveis legais, razão social ou denominação, bem como o número de inscrição no CNPJ, endereço, entre outros que são exigências impostas pela legislação eleitoral para a pesquisa ter validade.

Outra falha apontada na representação é quanto a veracidade dos bairros. No registro da pesquisa coloca-se como locais de entrevistas os bairros Jardim Vitória e Mutirão, que não existem em Cáceres, mas são bairros das cidades de Cuiabá e Mirassol D’oeste, respectivamente. Assim como o bairro Novo Horizonte que consta da relação de bairros da pesquisa também não existe nesta cidade, existindo o distrito de Horizonte D’oeste, na zona rural.

Essas constatações levam a conclusão de que a pesquisa, se efetivamente realizada, está dissonante da forma como registrada na Justiça Eleitoral ou, o que é mais grave, seus resultados podem ter sidos manipulados, com o fito de prestigiar o candidato da coligação adversa.

Para a assessoria jurídica da Coligação “Cáceres Rumo ao Desenvolvimento” essas irregularidades tem sido práticas da coligação de Leonardo, tanto que a Justiça Eleitoral já determinou em liminar a suspensão da divulgação da pesquisa realizada pelo Instituto Gazeta Dados por práticas semelhantes. Além disso, a coligação "O Futuro Começa Agora" também tem distribuido materiais irregulares da pesquisa e panfletos apócrifos que já são objetos de busca e apreensão. Também é importante ressaltar que o site RD NEWS já é objeto de investigação judicial juntamente com a coligação do candidato do PSD por abuso de poder econômico, visto que o referido veiculo de comunicação está visivelmente se mostrando favorável ao candidato Leonardo. (Assessoria 15)

Por: Expressão Notícias em 06/10/2012 11:51:38

» Mais notícias
Sai resultado final do concurso para contratação de 1,2 mil soldados da Polícia Militar
Etapa de projeto de Botânica é desenvolvida junto a rede pública de Cáceres
Inscrições para seleção do Profmat encerram dia 05 de setembro
PRF aprende 300 quilos de maconha e vários carros roubados em Cáceres
Na coluna Direto da Fonte, Gonzaga afirma que Cáceres elegerá dois deputados estaduais


» COMENTE AQUI

Nome: *
E-mail: *
Cidade:
Comentário:  *Excedido o numero de caracteres.
Digite o texto da imagem ao lado:
 

» COMENTÁRIOS

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
WELLINGTON (Pontes e LAcerda) | 2012-10-06 13:04:06
Amanhã toda verdade cairá por terra as 20:00 hrs, pois saberemos quem será o novo prefeito de Cáceres, Francis é claro, mas quero ver se a justiça vai punir com rigor estas falsas pesquisas. Estou indo á Cáceres pois amanhã eu e a grande maioria de Cáceres digitaremos 15 e confirmaremos.
Antonio Carlos (Totó) (Cáceres) | 2012-10-06 13:17:37
Bom dia! Caros eleitores....Sou cacerense e estou preocupado, caso Cáceres tome um rumo político que a Ética ficará em segundo plano. Lamento em ver tantas divulgações de fraudes e não vejo nenhuma defesa por partes dos atingidos....E aí meu povo...Que será o nosso futuro prefeito....Minha preocupação. O prefeito será a cara do povo. Como será nossa cara nos próximos 4 anos?
Roberto (Cavalhada - Cáceres) | 2012-10-06 13:37:58
Desse jeito até eu tenho 70% das intenções de voto
Ana Maria Passos (caceres) | 2012-10-06 14:55:10
Isso ja virou palhaçada..ate quando vão queres subestimar nossa inteligencia. Nunca vi tanta baixaria, tanta falta de escrupulo e carater, por parte dessa coligação que só faz desrespeitar a lei..Faca-nos o favor : NOS RESPEITE, POR FAVOR...
jdeus (cáceres) | 2012-10-06 15:08:03
É claro que o M eleitoral deve fazer uma minuciosa investigação de todas as suspeitas levantadas sobre as pesquisas. E, de preferência, que essa investigação seja concluída antes da diplomação dos eleitos. Porém, de antemão, é bom lembrar que, em um Processo eleitoral, todas as pesquisas, sem exceção, AO SEREM PUBLICADAS, acabam funcionando, de uma forma ou de outra, como instrumentos para influenciar a vontade dos eleitores. No caso da disputa eleitoral de 2012 em Cáceres, isso é mais do que evidente: as pesquisas, todas elas, ao invés de apenas informar a tendência do eleitorado em um momento específico (como uma fotografia), estão sendo usadas intensamente para influir no voto do eleitor. A única pesquisa que vale, de fato, é aquela que é feita com a contagem e a totalização dos votos, após o fechamento das urnas, no dia 7/10. Nessa pesquisa, ainda está tudo indefinido. Mas, copiando o articulista nº 1 do JO, eu arrisco um palpite: a principal chance de o Francis ganhar essas eleições era ele ter reconhecido publicamente que o Edinho do PT, 13, é o candidato legítimo do povo pobre de Cáceres. De qualquer maneira, como tudo ainda está indefinido, talvez a intenção de voto verdadeira do povo de Cáceres ainda se expresse na verdadeira pesquisa, no dia 7, e Edinho saia vitorioso das urnas...
SILVIO QUEIROZ TELES (Cuiabá) | 2012-10-06 16:14:25
Oração do eleitor bem-sucedido: com as graças e as bençãos divinas, sempre fui e serei: do BEM, da PAZ, do TRABALHO, da FAMÍLIA, de DEUS, do VOTO LIMPO, amém!
Junior Figueiredo (Cuiabá) | 2012-10-06 21:56:04
Este é o verdadeiro caráter do candidato que sempre apronta uma e os eleitores parecem que nunca escutam, em seu programa coloca que sempre atendeu o povo cacerense NÃO FEZ MAS QUE SUA OBRIGAÇÃO DE PROFISSÃO. ACORDA CÁCERES 13,13,13,13 SEMPRE
J. B. (Caceres) | 2012-10-07 01:17:15
Pra que escreverm tanta besteira, hoje todos terao a resposta, so espero que tenham vergonha na cara e respeite a vontade do povo, porque ate agora parece que so existem duas pessoas em Caceres mas quem vai decidir sao quase 60.000 votos. Sendo assim pra que ficar criando desavencas. Que venca aquele que o povo escolher. E viva a democracia, mas lembre-se,sem agressões vamos fazer neste dia 07 de outubro uma festa.
PEDRO LUCAS (caceres) | 2012-10-07 01:22:09
ESSE RDNEWS É UMA VERGONHA PARA AJUDAR OS ALIADOS DO RIVA QUE ABSURDO

 

   
Copyright © 1997 - 2014 • Jornal Oeste • Todos os direitos reservados
online