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Barrattur vence licitação para operar em Cáceres. Princesa, Jaó e Real Norte estão fora
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Barrattur vence licitação para operar em Cáceres. Princesa, Jaó e Real Norte estão fora

Foto: Ilustração
Publicado no Diário Oficial, que circula nesta quinta-feira (26.07), o resultado do julgamento e classificação das propostas comerciais apresentadas à licitação do Sistema de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal de Passageiros de Mato Grosso (STCRIP-MT) depois da análise de conformidade, viabilidade e exequibilidade realizada da Comissão Especial de Licitação da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT). Sete dos oito mercados (MIT) e nove lotes dos 16 oferecidos no STCRIP-MT já têm as empresas classificadas; os lotes da categoria básica do mercado 2 (Rondonólopis) e 5 (Cáceres) não tiveram propostas; com o empate em dois lotes do MIT 3 (Barra do Graças), no lote 2 do MIT 6 (Tangará da Serra) e do MIT 7 (Alta Floresta), a decisão será por sorteio. Seis propostas das 24 apresentadas foram desclassificadas nos MIT 1 (Cuiabá), lote 2; no MIT 4 (São Félix do Araguaia), lotes I e II no MIT 5 (Cáceres), lote 2.

Agora, as empresas têm um prazo de cinco dias úteis, até 02 de agosto, para apresentação de recurso. A Comissão Especial de Licitação só convocará a sessão pública para realização do sorteio de desempate após análise de eventuais questionamentos da decisão. De acordo com o presidente da Comissão, Ronilson Rondon Barbosa, os lotes desertos e os que restarem sem propostas classificadas, após a fase de habilitação das empresas, serão ofertados em um novo edital de licitação. A principal razão para desclassificação das seis propostas comerciais foi a constatação de inviabilidade nos fluxos de caixa das empresas considerando a receita, despesa e a Taxa Interna de Retorno (TIR).

A apresentação da proposta comercial, a terceira etapa da licitação do STCRIP-MT, foi feita em 22 de junho e, para a conclusão do certame haverá ainda a etapa de habilitação das empresas. “A análise da proposta comercial, com certeza, foi a etapa mais complexa de todo o processo. Foram necessários mais de 30 dias para a checagem minuciosa das propostas e avaliação do equilíbrio financeiro do contrato conforme determina o edital de licitação”, constatou o presidente da Ager-MT, Aroldo de Luna Cavalcanti.

Confira abaixo a decisão da Comissão sobre as propostas de empresas classificadas:

Cuiabá
Primeiro lote: 1º - Consórcio Metropolitano de Transportes - Empresa Líder: União Transportes e Turismo Ltda.
Segundo lote: Sem classificados

Rondonópolis
Primeiro lote: Deserto
Segundo lote: 1º- Viação Novo Horizonte

Barra do Garças
Primeiro lote: Viação Xavante Ltda e Empresa de Ônibus Rosa Ltda.
Segundo lote: Jundiá Transportadora Turística Ltda. - Viação Xavante Ltda.

São Félix do Araguaia
Primeiro lote: 1º- Jotamar Comércio de Peças e Transportes Rodoviários Ltda.
Segundo lote: 1º- Viação Xavante Ltda.

Cáceres
Primeiro lote: Deserto
Segundo lote: 1º - Barrattur Transportadora e Turismo Ltda.

Tangará da Serra
Primeiro lote: 1º - Empresa de Ônibus Rosa Ltda.
Segundo lote: Jundiá Transportadora Turística Ltda e Viação Xavante Ltda.

Alta Floresta
Primeiro lote: 1º - Empresa de Ônibus Rosa Ltda.
Segundo lote: Jundiá Transportadora Turística Ltda. e Viação Novo Horizonte

Sinop
Primeiro lote: 1º - Empresa de Ônibus Rosa Ltda. e 2º- Nordeste Transportes Ltda.
Segundo lote: 1º - Jundiá Transportadora Turística Ltda.

Desempate

No edital também foi determinada a realização de uma sessão pública, com convocação de todos os licitantes, para promover sorteio para classificação das propostas comerciais empatadas.

Os lotes desertos e os que restarem sem propostas classificadas, após a fase de habilitação das empresas, serão ofertados em um novo edital de licitação.

Proposta de melhoria

A Ager garantiu que, com o novo sistema, os usuários terão a garantia de mais qualidade, acessibilidade e uma redução de tarifa de até 20%.

Com o novo sistema, o Poder Público passa a ter controle efetivo do setor, com a adoção de bilhetagem eletrônica, monitoramento por GPS e mecanismos de avaliação periódica da qualidade do serviço prestado pelas empresas.

O prazo entre a assinatura do contrato e o início de operação do novo sistema será de seis meses, para que sejam feitos os ajustes e adequações às exigências do edital.

Por: SUZI BONFIM em 26/07/2012 17:58:53

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Orlandir Cavalcante (Caceres) | 2012-07-26 19:45:29
Se a Barratur colocar a mesma frota que atende a decadas a região do Araguaia podemos sim ter serviços dignos. Espero que a empresa prime pela qualidade dos serviços por estas bandas tambem,
ALMEIDA (Porto Estrela) | 2012-07-26 23:02:21
Esperamos que as coisas mude mesmo pois estamos cansados de viajar em ônibus de péssima qualidade de Caceres/Porto Estrela/Barra. Sem esquecer das mortes que a empresa vem acumulando em acidentes nesse trecho.
sione (cáceres) | 2012-07-27 11:04:19
o fato é que a Jaó ja deu o que tinha que dar. virou sucata!!! entrou em \"falência\" e está agonizando!!! temos que primar por nossas vidas.
Jonas(caceres) (caceres) | 2012-07-27 11:08:27
Quarto ano de grupo..brincadeira
Bia (Cáceres) | 2012-07-27 08:30:57
Parabéns ao poder público pela iniciativa de tirar essas latas velhas e fétidas de circulação. Já não era sem tempo, pagamos caro para viajar mas precisamos de transporte dígno.
Anair Cunha (Cáceres) | 2012-07-27 08:52:42
A AGER precisa verificar de faro o transporte entre os Municípios. Pessoa de minha família ocupa por motivo de trabalho estes ônibus...e o da Jaó é muito ruim. MT cresceu...acorda meu povo!!!!
Joel Marques dos Santos (Cáceres) | 2012-07-27 09:30:52
BARRATUR NÃO VENCEU A LICITAÇÃO. Penso haver algum equivoco no título da matéria. Ao que temos conhecimento o processo licitatório das linhas interestaduais foi composto de quatro fases. O próprio conteúdo do texto contraria seu título - equivocado - pois revela que a apresentação da proposta comercial compõe apenas a terceira etapa da licitação do STCRIP-MT. Vencedor é quem adjudica o bem licitado. Ainda terá a quarta e ultima fase. Não se pode dizer que esta ou aquela empres já logou-se vencedora de certame não concluido. Mesmo porque, os prazos para recuros iniciaram agora. Revestindo a informação jornalistica de relevância pública devendo corresponder, em tese, a realidade, não seria o caso rever o seu preâmbulo.. ???
LEITOR CACERESNSE (CACERES) | 2012-07-27 13:12:14
ALMEIIDA!= ACREDITO EU QUE VOCE NAO INTERPRETOU BEM A MATERIA E SE EMPOLGOU MUITO COM O TITULO DE MARKETIING QUE O JORNAL UTIILIZOU,,,VOCE ESTA ACREDITANDO QUE A BARRATTUR VAI COLOCAR ONIBUS DE QUALIDADE PARA TE ATENDER EM SEU MUNICIPIO,,SE VOCE QUIZER ANDAR DE BARRATUR. SE POR VENTURA ELA VIER SER CONSAGRADA VENCEDORA VOCE VAI TER QUE VIR NESSAS ONIBUS QUE VOCE QUALIFICA DE PESSIMA QUALIDADE E ARRISCANDO A SUA VIDA POR MUITO TEMPO AINDA ,ATE CACERES PARA IR A CAPITAL,,POR QUE ACREDITO QUE A BARRATUR NAO BATEU CABEÇA PRA RODAR COM ONIBUS QUE VOCE ESTA SONHADO NA SUA REGIAO.OU VOCE VAI TER QUE MUDAR PRA CACERES!! ACHO MELHOR VOCE DAR CONTINUIDADE NO SEU MOBRAL PRA INTERPRETAR MELHOR AS MATERIAS DO JORNAL E TER SUA PROPRIA CONCLUSAO,SE POR ACASO A BARRATUR VIER SER VENCEDORA VAI SO ANDAR EM ESTRADA ASFALTADA....!

 

   
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